CINEMATOGRAFIA DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES: UMA ANÁLISE DA COMPULSÃO ALIMENTAR NO FILME “A BALEIA”
Resumo
O presente artigo buscou realizar uma análise cinematográfica do filme "A Baleia", lançado em 2022, sob a perspectiva da compulsão alimentar. O objetivo principal foi examinar trechos específicos do filme com relação aos sintomas e ao ato de compulsão, bem como explorar a dinâmica da relação entre a compulsão alimentar e a comida, considerando igualmente os aspectos sociais e psicológicos abordados na obra. A análise foi dividida em quatro categorias: Sintomas da compulsão alimentar, Rede de apoio e vínculos socioafetivos, Culpa, luto e impactos no eu, e Desistência de si e redenção. No geral, observou-se que o protagonista do filme tem, como hipótese diagnóstica, o Transtorno de Compulsão Alimentar Grave, apresentando os principais sintomas desse problema, e que sua rede de apoio é de grande auxílio nos momentos de crise física e de compartilhamento. Por fim, sua desistência de si diante dos episódios de compulsão alimentar, é projetada para uma redenção com sua filha e um processo de reconexão com a mesma, sendo concretizado e finalizando o filme com essa procura alcançada. Esse estudo proporcionou uma compreensão aprofundada da compulsão alimentar e de suas implicações, por meio da interpretação das representações visuais e narrativas do filme, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre a temática e sua representação no cinema, ao mesmo tempo em que fomenta reflexões acerca dos aspectos socioafetivos e psicológicos envolvidos no processo de saúde-doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.