A TRAJETÓRIA DA PESSOA E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA E O RESGATE DE IDENTIDADE A PARTIR DA BIOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3151.2025v9n1p47-58Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - SERGIPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo a reflexão teórica sobre a importância da escuta e da transcrição, para fins de transmissão de saberes entre gerações, da memória de mulheres adultas idosas, resgatando-lhes a condição de pessoas, qualificadas pela sua etapa de desenvolvimento humano: a adultez avançada. Por meio de entrevistas e roda de conversa, foram elaborados os textos biográficos, propondo uma uma compreensão fenomenológica da noção de biografia ao defender que o processo de formação do sujeito ocorre em todas as fases de sua vida, havendo, portanto, potencial de aprendizagem e de experimentação durante toda sua existência, fato comprovado pela análise crítica das narrativas.