A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Débora Alves Almeida Universidade Tiradentes - Aracaju - Sergipe-Brasil.
  • Tâmara Santana dos Santos Universidade Tiradentes - Aracaju - Sergipe-Brasil.
  • Nubia Josania de Lira Souza Professora da Universidade Tiradentes – Aracaju/SE-Brasil.

Palavras-chave:

Saúde Pública. Educação Física. NASF.

Resumo

O presente estudo objetivou demonstrar a importância da atividade física na vida das
pessoas, como forma de prevenção e promoção da saúde. Com a inclusão do profissional
de educação física no ambiente da saúde pública a partir da criação do Núcleo de
Apoio à Saúde da Família, fazendo com que toda a população tenha acesso a diversas
atividades físicas. Dessa forma o profissional de educação física trabalha em conjunto
com as equipes de saúde da família. Como procedimento metodológico o estudo se
caracterizou como uma pesquisa descritiva. Os dados foram coletados em campo, na
forma de entrevistas, realizadas em uma unidade de saúde, com uma equipe da Estratégia
da Saúde da Família e com pacientes, para que se pudesse avaliar a importância do
profissional de educação física atuar juntamente com as equipes de saúde, identificando
as patologias com maior predominância nos pacientes, e avaliando o estilo de vida
relacionada à saúde, como a prática da atividade física regular. O estudo demonstrou a
importância que a prática de uma atividade física regular e orientada pode ser benéfica
para saúde, como forma de prevenção e tratamento não medicamentoso para várias
doenças crônicas não infecciosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Como Citar

Almeida, D. A., Santos, T. S. dos, & Souza, N. J. de L. (2016). A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 3(2), 125–144. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/3295

Edição

Seção

Artigos