O Livro didático de Biologia como instrumento de apoio para o entendimento da Nova Biologia
Palavras-chave:
Educação, Livro didático, Ensino de biologiaResumo
Os avanços científicos e tecnológicos têm proporcionado transformações em inúmeras áreas, inclusive no campo das ciências biológicas e saúde onde se destacam temas relacionados à Nova Biologia como clonagem, projeto genoma, variabilidade genética. Esses temas, bem como outros relacionados à Biologia Moderna devem ser abordados nos livros didáticos, conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diversas pesquisas vêm sendo realizadas ao longo dos anos sobre os livros didáticos, abordando diversos aspectos. Entretanto, o mesmo continua a demandar estudos, uma vez que constitui um recurso de destacada importância no contexto escolar e somente desempenhará sua função no processo de ensino aprendizagem se apresentar um conteúdo correto, com linguagem científica e metodologia adequada. Cabe ao PNLD e aos professores satisfazerem tais condições, sendo que os professores podem contribuir não apenas no espaço escolar, mas também através da produção de pesquisas acadêmicas que visem à análise de conteúdos específicos ou do livro didático como um todo. Além disso, é necessário que os livros didáticos de biologia sejam reavaliados quanto aos temas da Nova Biologia, sobretudo no que se refere à abordagem ética, pois o livro didático contribui para a qualidade da educação, para a construção do conhecimento científico e para a cidadania.
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