ENGENHARIA DE TRÁFEGO: ESTATÍSTICA DO FLUXO DE CARROS NO BAIRRO FAROLÂNDIA
Palavras-chave:
Modelos estatísticos. Bairro Farolândia. Engenharia de tráfego. Engenharia de trânsito. Veículos. Universidade Tiradentes.Resumo
O presente trabalho apresenta modelos estatísticos de dados coletados no bairro Farolândia, em Aracaju-SE, Brasil. A engenharia de tráfego, por envolver muitos dados, é complexa, o que exige um tratamento estatístico buscando valores seguros através dos intervalos de confiança. O início da pesquisa foi marcado por um levantamento bibliográfico para buscar alternativas de abordar o tema de engenharia de tráfego. O bairro Farolândia por possuir grande concentração de moradores, dentre eles estudantes universitários, possuir uma das maiores universidades do Norte-Nordeste, a Universidade Tiradentes, e envolver um grande número de veículos diariamente, foi o local escolhido para a realização da pesquisa. Através dos dados coletados em pesquisa de campo, foi possível realizar a comparação do número de veículos na região antes e depois da implantação do semáforo em frente a Universidade. Os resultados encontrados foram que após a implantação do semáforo, o fluxo de veículos aumentou na região. Mesmo com o aumento do número de veículos, o transtorno anteriormente causado pelos constantes engarrafamentos diminuiu. Para eliminar o engarrafamento que ainda restou em uma das vias, propôs-se o asfaltamento de outra via, melhorando o tráfego no local.Downloads
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Publicado
2016-05-22
Como Citar
Fraga, Y. S. B., Dortas, I. S., Mota, W. V., Junior, J. P. C., Dias, J. S., Oliveira, C. G., & Araújo, P. J. (2016). ENGENHARIA DE TRÁFEGO: ESTATÍSTICA DO FLUXO DE CARROS NO BAIRRO FAROLÂNDIA. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 3(2), 87–104. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernoexatas/article/view/2876
Edição
Seção
Artigos
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