ENGENHARIA DE TRÁFEGO: ESTATÍSTICA DO FLUXO DE CARROS NO BAIRRO FAROLÂNDIA

Autores

  • Yuri Sotero Bomfim Fraga graduando em engenharia civil da Universidade Tiradentes (www.unit.br)
  • Ivan Santos Dortas graduando em engenharia civil da Universidade Tiradentes (www.unit.br)
  • Walter Vieira Mota graduando em engenharia civil da Universidade Tiradentes (www.unit.br)
  • José P. Cardoso Junior Universidade Tiradentes (www.unit.br)
  • Juliana Silva Dias Universidade Tiradentes (www.unit.br)
  • Cassius Gomes Oliveira UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT
  • Paulo Jardel Araújo UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT

Palavras-chave:

Modelos estatísticos. Bairro Farolândia. Engenharia de tráfego. Engenharia de trânsito. Veículos. Universidade Tiradentes.

Resumo

O presente trabalho apresenta modelos estatísticos de dados coletados no bairro Farolândia, em Aracaju-SE, Brasil. A engenharia de tráfego, por envolver muitos dados, é complexa, o que exige um tratamento estatístico buscando valores seguros através dos intervalos de confiança. O início da pesquisa foi marcado por um levantamento bibliográfico para buscar alternativas de abordar o tema de engenharia de tráfego. O bairro Farolândia por possuir grande concentração de moradores, dentre eles estudantes universitários, possuir uma das maiores universidades do Norte-Nordeste, a Universidade Tiradentes, e envolver um grande número de veículos diariamente, foi o local escolhido para a realização da pesquisa. Através dos dados coletados em pesquisa de campo, foi possível realizar a comparação do número de veículos na região antes e depois da implantação do semáforo em frente a Universidade. Os resultados encontrados foram que após a implantação do semáforo, o fluxo de veículos aumentou na região. Mesmo com o aumento do número de veículos, o transtorno anteriormente causado pelos constantes engarrafamentos diminuiu. Para eliminar o engarrafamento que ainda restou em uma das vias, propôs-se o asfaltamento de outra via, melhorando o tráfego no local.

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Biografia do Autor

Cassius Gomes Oliveira, UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBILCE - UNESP - www.ibilce.unesp.br ) (dez/2001) e mestrado em Matemática Aplicada e Computacional pelo Departamento de Ciências da Computação e Estatística (DCCE) pela mesma universidade (fev/2004). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Tiradentes (UNIT - www.unit.br), onde ministra(ou) as disciplinas: Análise Matemática,Álgebra Linear, Cálculo I, Cálculo II, Geometria Analítica e Álgebra Vetorial, Matemática Computacional, Cálculo Numérico, Linguagem de Programação, Cálculo Avançado, Informática Básica, Álgebra I, Álgebra II e Equações Diferenciais. No período de abril de 2007 a abril de 2009 trabalhou como professor substituto da Universidade Federal de Sergipe - UFS (www.ufs.br), onde ministrou as disciplinas: Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Equações Diferencias I, Cálculo Numérico I e Vetores e Geometria Analítica. No período de fevereiro de 2008 a janeiro de 2012 foi professor do núcleo de ensino à distância (UNIT - EAD) da Universidade Tiradentes, trabalhando com as disciplinas: Geometria Analítica, Cálculo Numérico, Variáveis Complexas e Álgebra Linear. No período de agosto de 2010 a julho de 2014, ingressou no quadro docente da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV - www.fjav.com.br), onde ministra(ou) as disciplinas: Cálculo I, Cálculo II, Cálculo Numérico, Estruturas Algébricas, Álgebra I, Vetores e Geometria Analítica.

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Publicado

2016-05-22

Como Citar

Fraga, Y. S. B., Dortas, I. S., Mota, W. V., Junior, J. P. C., Dias, J. S., Oliveira, C. G., & Araújo, P. J. (2016). ENGENHARIA DE TRÁFEGO: ESTATÍSTICA DO FLUXO DE CARROS NO BAIRRO FAROLÂNDIA. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 3(2), 87–104. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernoexatas/article/view/2876

Edição

Seção

Artigos