Gerenciamento de obras: programação para otimização de recursos

Autores

  • Ivan Santos Dortas Universidade Tiradentes
  • Paulo Jardel Leite Araújo Universidade Tiradentes
  • Walter Vieira Mota Universidade Tiradentes
  • Yuri Sotero Bomfim Fraga Universidade Tiradentes
  • Manuela Souza Leite

Palavras-chave:

Perspectiva de custos, Otimizar projetos, Construção civil.

Resumo

A construção civil cresceu nos últimos anos, e com isso aumentou a demanda de recursos que visam otimizar os processos. Já existem softwares relacionados à área, como o AutoCad - programa desenvolvedor de projetos - que praticamente eliminou a antiga prancheta, onde o engenheiro passava horas para fazer uma planta, e trouxe a praticidade e a comodidade de fazer as mesmas plantas com maior precisão e em menor tempo. O mercado exige praticidade, economia, e tempo, essa é a grande vantagem dos softwares, onde grandes problemas são resolvidos em poucos minutos. O software desenvolvido visa obter uma perspectiva de custos e utilização de uma área disponível, os dados de entrada no programa são: área disponível e padrão da construção. Depois disso, o programa escreve detalhadamente os custos, e uma opção de utilização da área total. Ele tem a função de otimizar projetos de construção civil, atendendo às novas demandas da sociedade. Com um bom planejamento, é possível crescer em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Santos Dortas, Universidade Tiradentes

Estudante de Engenharia Civil.

Paulo Jardel Leite Araújo, Universidade Tiradentes

Professor da Universidade Tiradentes. Gerente do Projeto Integrado de Formação por Competências UNIT: Módulo Engenharias. Membro do Núcleo Docente Estruturante de Engenharia Civil. Editor-Executivo da revista periódica de Graduação das Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Tiradentes. Autor dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Petróleo e Engenharia de Produção com ênfase Sucroalcooleira da Faculdade Integrada Tiradentes. Doutor em Engenharia Química com enfâse em processos de separação por membranas na síntese do Biodiesel, pela Universidade Estadual de Campinas (07/2007 - 07/2011). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2007) na área de Sistemas de Processos Químicos e Informática. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e formação técnica em Química pela Escola Técnica Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Transferência de Massa, com ênfase em Processos de separação por Membranas, Planejamento fatorial e Modelagem Matemática fenômenológica.

Walter Vieira Mota, Universidade Tiradentes

Estudante de Engenharia Civil

Yuri Sotero Bomfim Fraga, Universidade Tiradentes

Estudante de Engenharia Civil

Downloads

Publicado

2013-02-26

Como Citar

Dortas, I. S., Leite Araújo, P. J., Mota, W. V., Bomfim Fraga, Y. S., & Leite, M. S. (2013). Gerenciamento de obras: programação para otimização de recursos. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 1(2), 111–134. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernoexatas/article/view/540

Edição

Seção

Artigos