ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA O ALCANCE DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024

Autores

  • Jasmin Santos Clementino Universidade Tiradentes
  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Tiradentes - UNIT

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre atuação do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos tendo como orientação as metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A partir da pesquisa digital: documental e bibliográfica, o presente estudo possui como objetivos refletir e traçar parâmetros sobre o que se compreende como EJA, bem como compreender o comportamento do pedagogo ante a esse perfil tão heterogênio de alunos. Para tanto, teóricos como Bes e Silva (2018), Bezerra (2016), Castro (2007), Di Pierro (2001), Freire (1987), Machado (2016), Ribeiro (2001), Vieira (2021), a Constituição Federal Brasileira e o Plano Nacional de Educação, deram o aporte teórico para o embasamento da reflexão para o tema proposto. Para produzir impactos na
diminuição analfabetismo e analfabetismo funcional, vislumbrou-se que o repensar sobre a atuação do pedagogo deve estar alinhado com ações entre professores, secretarias de educação e governos nas três esferas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jasmin Santos Clementino, Universidade Tiradentes

Discente do curso de Licenciatura me Pedagogia da Universidade Tiradentes. 

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Tiradentes - UNIT

Professor do curso de Pedagogia (UNIT/EaD); Mestre em Cultura e Turismo (UESC); Licenciado em História (UNIT).

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Santos Clementino, J., & Aragão, I. R. (2024). ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA O ALCANCE DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 8(3), 37–45. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernohumanas/article/view/11401

Edição

Seção

Artigos