TINTA ECOLOGICA

Autores

  • Mayara Francisca dos Santos Silva Acadêmica do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Tiradentes – UNIT-AL.
  • Érika Paula Lopes da Silva Acadêmica do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Tiradentes – UNIT-AL.
  • Sandovânio Ferreira de Lima Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Tiradentes – UNIT-AL.

Resumo

A utilização da terra como pigmento é uma técnica pré-histórica e pode durar tanto quanto a tinta convencional, podendo assim combinar tipos de solos para obter uma variedade de tons. A tinta Ecológica é um revestimento sustentável que foi desenvolvida com pigmentos puros de terra e base aquosa não tóxica e será livre de metais pesados encontrados em pigmentos sintéticos e produzidos com baixo uso de energia. E durante a transformação em produto não haverá emissões tóxicas. Será um dos poucos produtos no segmento de tintas, livres de Compostos Orgânicos Voláteis (COV´S) – substâncias poluentes derivadas do petróleo que agridem a camada de ozônio. Voltada ao uso de técnicas e elementos naturais na construção civil, o objetivo da presente pesquisa foi desenvolver uma tinta caseira a base de terra, contendo as cores do solo brasileiro, utilizando como liga uma cola caseira, tendo assim uma tinta ecologicamente correta e de baixo custo.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Silva, M. F. dos S., Silva, Érika P. L. da, & Lima, S. F. de. (2018). TINTA ECOLOGICA. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, 4(3), 125. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cdgexatas/article/view/5571

Edição

Seção

Artigos