ESTUDOS DE CASOS: O ENSINO MONTESSORIANO E SUA RELAÇÃO ENTRE A ARQUITETURA E AS ESTRUTURAS EMPREGADAS NO PROJETO.

Autores

  • Sammea Ribeiro Granja Damasceno Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL. http://orcid.org/0000-0003-4662-4196
  • Debora Pereira Vital
  • Jaqueline Barbosa De Abreu
  • Jonas Rafael Duarte Cavalcante
  • Milena Beatriz Egito Do Nascimento

Resumo

A escola é vital para o desenvolvimento cognitivo e social durante grande parte da vida de um indivíduo, de forma a ser necessária desde seus primeiros anos de vida. O ensino Montessoriano identifica-se como um dos métodos de ensino que foge do tradicional e que demanda a adaptação dos projetos de arquitetura e consequentemente, de engenharia. Em parte, por compartilharem de grande responsabilidade no resultado final da edificação, tanto estética quanto funcionalmente, como também, por se tratar de uma metodologia de ensino que objetiva a autoformação e desenvolvimento das crianças de forma livre. Assim, investiga-se a contribuição das estruturas para a expressão arquitetônica e contemplação do que é proposto pelo ensino Montessoriano a partir de estudos de casos de projetos escolares.

Biografia do Autor

Sammea Ribeiro Granja Damasceno, Centro Universitário Tiradentes, UNIT AL.

Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL).

Debora Pereira Vital

Mestra; Design de interiores; Professora Adjunta – UNIT/AL.

Jaqueline Barbosa De Abreu

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT AL.

Jonas Rafael Duarte Cavalcante

Mestre; Engenharia Civil; Professor Adjunto – UNIT/AL.

Milena Beatriz Egito Do Nascimento

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT AL

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Damasceno, S. R. G., Pereira Vital, D. ., Barbosa De Abreu, J. ., Duarte Cavalcante, J. R. ., & Egito Do Nascimento, M. B. . (2023). ESTUDOS DE CASOS: O ENSINO MONTESSORIANO E SUA RELAÇÃO ENTRE A ARQUITETURA E AS ESTRUTURAS EMPREGADAS NO PROJETO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 8(1), 92–104. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cdghumanas/article/view/11421

Edição

Seção

Artigos