SÍNTESE REFLEXIVA: EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM ENFERMAGEM E SAÚDE NA ÓTICA FREIREANA
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p179-191Publicado
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Esse manuscrito tem o objetivo de contribuir para a discussão acerca da importância da educação interprofissional na saúde e na enfermagem. Trata-se de uma reflexão teórica com base no Seminário Educação interprofissional em Enfermagem e saúde apresentado na disciplina Educação e Trabalho em saúde e Enfermagem, do Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse manuscrito são apresentadas reflexões norteadoras que embasam o despontar da educação interprofissional, que vem se destacando em razão de sua capacidade de garantir maior qualidade da atenção à saúde, melhor qualificação dos profissionais e formação mais adequada dos estudantes da área da saúde. Esse modelo de formação possibilita uma interlocução entre os estudantes de diferentes áreas de conhecimento, com benefícios factíveis no que concerne à formação crítico-reflexiva, aos moldes da educação libertadora proposta por Freire. Urge a necessidade de se falar mais sobre, e de se efetivar, a implementação da educação interprofissional, para que se possa trabalhar de forma interprofissional. O desenvolvimento do manuscrito está organizado em duas categorias: Reflexões norteadoras para a necessidade da educação interprofissional em saúde; Fortalezas da educação interprofissional em saúde. É necessária uma grande articulação nas ações realizadas no âmbito do processo de formação dos profissionais de saúde, com a clara intenção de se desenvolver a colaboração nas profissões de saúde, e assim melhorar a qualificação profissional para o cuidado, bem como, melhorar a segurança do cuidado executado, e promover maior integração entre a equipe de saúde.