“TEMPO, PARA QUE TE QUERO?”: O CONCEITO DE TEMPO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p81-101Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este artigo visa analisar os usos e debates do conceito de tempo nas pesquisas em Educação. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Dentro das bases, foram filtrados os trabalhos a partir dos descritores: “conceito de tempo” AND “educação”. Tal levantamento foi realizado em novembro de 2020, considerando o período 1998-2020. Com base em material elaborado, emergiram dezenove (19) dissertações de Mestrado e cinco (5) teses de Doutorado com a temática tempo que foram organizadas e analisadas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Como resultado, elencamos quatro categorias: (1) Tempo e o trabalho pedagógico na Infância; (2) Tempo e Aspectos teóricos, históricos e filosóficos; (3) Tempo e o trabalho pedagógico com Jovens e Adultos; e (4) Tempo e Formação de Professores: pesquisa e produção do conceito. Nossos resultados apontam ainda que existem possibilidades de ampliação e a produção de novas incursões sobre a temática tempo como espaço de trabalho nas pesquisas em educação, pois ainda existem lacunas e potencialidades do conceito que podem ser explorados em estudos futuros.