REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

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Palavras-chave:

Avaliação. Educação. Portfólio.

Publicado

2024-03-21

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Resumo

Este estudo busca evidenciar o portfólio como importante instrumento de avaliação da aprendizagem de estudantes em qualquer nível de ensino. Objetivou-se trazer elementos teóricos para uma problematização do portfólio como instrumento avaliativo. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho teórico e descritivo, que percorreu algumas discussões sobre os processos da avaliação tradicional, bem como considerações sobre o emprego do portfólio nos processos educacionais. A partir disso, pôde-se apontar algumas dificuldades que se apresentam na adoção deste instrumento, como a falta de envolvimento dos discentes e sobrecarga dos docentes. Contudo, os resultados também demonstraram o potencial desse instrumento para o estímulo da consciência reflexiva e autonomia do estudante sobre seu próprio aprendizado. Concluiu-se que o portfólio traz a possibilidade de uma avaliação crítica, formativa e potencializadora da própria aprendizagem.

Biografia do Autor

Isabelle Rittes Nass, Universidade Franciscana

Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN).

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional. Professora Adjunta II do Curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana.

Como Citar

Nass, I. R., & Zucolotto, M. P. da R. (2024). REFLEXÕES SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 23–37. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/educacao/article/view/9345

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