IMPACTO DAS AÇÕES DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO SOBRE A SEGURANÇA VIÁRIA EM UM TRECHO DA RODOVIA BR-101, SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p321-335Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
No Brasil, as características inadequadas das rodovias federais são responsáveis por uma parcela dos acidentes de trânsito. O estudo objetiva analisar o impacto das ações de engenharia de tráfego sobre a segurança viária no trecho da rodovia BR-101 localizado em Sergipe. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, do tipo documental, realizado a partir de dados do sistema Parte Diária Informatizada da Polícia Rodoviária Federal referentes aos acidentes (local, data, horário, veículos envolvidos, vítimas, tipo de acidente) ocorridos no trecho Km 95 a 145 da rodovia BR-101 no período de 01/03/2009 a 28/02/2010, quando as obras de duplicação entre outras melhorias ainda não haviam sido iniciadas, e no período de 01/03/2015 a 29/02/2016, quando as mesmas já estavam concluídas. Os resultados mostraram que, após a conclusão das obras, houve uma redução significativa na Unidade Padrão de Severidade (30,5%). A taxa de redução de acidentes foi igual a 30,4%. Também reduziram os veículos envolvidos em 47%, vítimas feridas em 27% e fatais em 54,5%. Os acidentes do tipo colisão frontal, traseira e atropelamento de pessoas foram os que apresentaram maior taxa de redução. Concluiu-se que as obras de engenharia de tráfego realizadas exerceram impactos positivos sobre vários indicadores da segurança viária.