CÂNCER BUCAL NA REGIÃO NORDESTE BRASILEIRA E TEMPO DE INÍCIO DE TRATAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p194-207Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo do presente estudo foi associar o tempo de atendimento a pacientes com câncer bucal com fatores sócio demográficos. Foram coletados dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e do DATASUS sobre prevalência de câncer de lábio, base de língua, outras partes da língua, outras partes da boca, gengiva, assoalho da boca, palato e orofaringe, no período de 2015 a 2020. Foram analisados dados da região Nordeste do Brasil para as faixas etárias de 40 a 80 anos ou mais, no período de 2015 a 2020. Foram ainda coletados números de hospitais por Estado que oferecem tratamento oncológico, tempo para início do atendimento e taxa de mortalidade. Foram selecionados dados de cobertura da atenção básica pelo site do e-Gestor. Ao se comparar o tempo de atendimento e sexo (Anova One Way – seguido de Tukey) foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o tempo de 31 a 60 dias e acima de 60 dias (p<0.05), com maior número de atendimentos tardios. Ao se associar as variáveis sócio demográficas não foram encontradas diferenças estatisticamente significativa entre hospitais e casos de câncer e população e casos de câncer. O tempo tardio para inicio do atendimento se prevalente entre os Estados analisados.