ESTRATÉGIAS PARA REFLEXÃO E CONHECIMENTO COMPARTILHADO COM ADOLESCENTES SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p367-382Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo foi relatar a experiência do conhecimento compartilhado dos facilitadores do Núcleo de Ensino Básico (NEB) com adolescentes da Rede Educacional Pública de Sergipe, a partir da realização de oficinas temáticas sobre saúde sexual e reprodutiva. Foram realizados três encontros sequenciais, por grupo formado, de oficinas temáticas, aos 250 adolescentes, para discutir Sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis, gravidez e Zika vírus. Aplicou-se questionário como feedback das oficinas (pré/pós intervenção), cujos dados foram analisados pelo software SSPS, 25.0. Observou-se que as ações, associadas aos comentários positivos, obtiveram significativas melhorias no conhecimento pós-intervenção (p<0,05), além da redução de anseios e tabus. Conclui-se a importância do lúdico e a atividade de extensão universitária para socialização e compartilhamento de saberes junto à comunidade, de forma interdisciplinar.