ELABORAÇÃO DE UM CREME DE CASTANHA DE CAJU: ASPECTOS DA QUALIDADE NUTRICIONAL E AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p399-410Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A castanha de caju é um alimento com alta produção no Nordeste brasileiro, nutricionalmente adequado e interessante para o desenvolvimento de novos produtos como uma alternativa para a criação de hábitos mais saudáveis, frente a dietas com alto consumo de produtos industrializados e promotoras de danos ambientais. O objetivo deste estudo foi elaborar um creme a base de castanha de caju, e analisar sua composição nutricional e o impacto ambiental. O creme de castanha de caju foi elaborado com castanha in natura, purê de maça e cacau em pó, processado até se transformar em creme homogeneizado. A composição centesimal do produto apresentou 31,23g de lipídios, 30,3 g de carboidratos, 17,25 g proteínas. A análise do impacto ambiental desse produto apresentou emissão de gás carbônico (CO2) de 216,6g de gCO2 Eq, valor abaixo da emissão de produtos derivados do leite e pasta de oleaginosas, como o amendoim,já a pegada hídrica de 3285,7 L foi maior do que os produtos citados acima. O estudo conclui que o creme decastanha de caju se mostra como um alimento que possui bom conteúdo nutricional, e baixa impacto ambiental na emissão de gás carbônico.