DIETAS SUSTENTÁVEIS: ASPECTOS NUTRICIONAIS, PEGADA HÍDRICA E DE CARBONO EM CARDÁPIOS OFERECIDOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p81-96Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Buscou-se identificar o impacto ambiental, analisando a pegada hídrica (PH) e pegada de carbono (PC), assim como os aspectos nutricionais das refeições oferecidas na alimentação escolar das escolas integrais em um município do Paraná. Foram realizados cálculos nutricionais e das PH e de PC dos cardápios mensais a partir de fichas técnicas das preparações. Os resultados apontam que cardápios com menores pegadas ambientais podem ser compatíveis com cardápios adequados nutricionalmente. Verificou-se que apenas o ferro aparece com médias significativamente menores nos cardápios onde a PC é reduzida (percentil<50). E, quanto ao aspecto nutricional houve inadequações nos cardápios comparando os valores recomendados do PNAE nas faixas etárias analisadas.