SEROLOGICAL SURVEY AND RISK FACTORS ASSOCIATED WITH VISCERAL LEISHMANIASIS IN DOGS FROM THE NORTHEAST REGION, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p589-603Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Considerando o cão como o principal reservatório doméstico para a leishmaniose visceral, investigamos a soroprevalência da doença em cães e avaliamos os fatores de risco associados à transmissão na região nordeste do Brasil. Foi realizado um estudo transversal no município de Nossa Senhora da Glória entre 2017 e 2018. Uma soroprevalência de 15,4% foi identificada em cães. Os fatores de risco associados foram cães mestiços e machos, cães com acesso à rua e presença de matéria orgânica fora da residência. Este estudo descreve o primeiro inquérito amostral sorológico canino na região.