CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO DE CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE ADOLESCENTES SOBRE SÍFILIS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p316-328

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Publicado

2024-07-27

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Artigos

Resumo

Objetivo: Construir e validar um instrumento para avaliação de conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes sobre sífilis. Método: Estudo metodológico, desenvolvido de setembro de 2020 a setembro de 2021.  Foram incluídos sete enfermeiros pesquisadores que  possuiam experiência em saúde sexual e reprodutiva, saúde do adolescente, tecnologias educativas e validação de instrumentos. Este  foram contactados via e-mail. Foi utilizado o Coeficiente de Validade de Conteúdo e coeficiente Ômega de McDonald para análise da validade e confiabilidade do instrumento. Os dados foram analisados no programa Jamovi®. Resultados: A primeira versão do instrumento possuía 32 questões, sendo 11 questões sobre o domínio do conhecimento, 11 de atitudes e 10 de práticas. Todos os domínios obtiveram coeficiente de validade de conteúdo superior a 0,95. Os juízes avaliaram positivamente o conjunto de itens, visto que o coeficiente alcançou 0,97. Em relação à confiabilidade, os valores do ômega de McDonald se elevaram após ajustes, alcançando 0,955. Assim, a última versão da escala foi composta por 30 itens, distribuídos em 10 itens para cada um dos  três domínios. Conclusão: O instrumento apresenta conteúdo válido e confiável para a utilização com adolescentes. Ele poderá ser utilizado por profissionais de saúde para personalizar a assistência em saúde e as intervenções conforme as demandas deste público.

Como Citar

Maciel, N., da Silva Ferreira, D., de Melo Mendonça, A., Moreira de Sousa, I., de Melo do Nascimento, B., Rayssa do Nascimento Nogueira, M., & Barbosa de Sousa, L. (2024). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO DE CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE ADOLESCENTES SOBRE SÍFILIS. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(3), 316–328. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p316-328