PERFIL DE CONSUMIDORES E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PÃES CONTENDO FARINHA DE ORA-PRO-NOBIS E BACTÉRIA PROBIÓTICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p138-154

Autores

  • Déborah Tavares Alves
  • André Narvaes da Rocha Campos
  • Maurilio Lopes Martins
  • Simone Vilela Talma
  • Isabela Campelo de Queiroz
  • Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior
  • Eliane Mauricio Furtado Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba. Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado

2024-04-29

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Artigos

Resumo

É crescente a busca dos consumidores por produtos de panificação mais saudáveis, ricos em fibras e ingredientes naturais e, com isso, a indústria investe em produtos para atender essa demanda. Buscou-se nesse estudo avaliar o perfil e a percepção de consumidores sobre pães, probióticos e ora-pro-nobis, além da intenção de compra de pães com farinha de ora-pro-nobis e bactéria probiótica por meio de questionário on-line, contendo 27 questões. Foram obtidas 327 respostas de participantes de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Constatou-se que 99% dos potenciais consumidores se interessam por produtos saudáveis. As mulheres, em detrimento aos homens, buscam produtos de panificação diferenciados e adicionados de ingredientes naturais e funcionais. Mulheres entre 18 e 34 anos se mostraram mais interessadas em produtos que confiram saúde, controle de peso e ingredientes naturais, enquanto mulheres com mais de 35 anos se preocuparam mais com preço e apelo sensorial. A nuvem de palavras evidenciou que a doença cardiovascular mais comum entre os participantes foi hipertensão. O público masculino é maior consumidor de pão francês (53,9%), diferente das mulheres. Os quesitos saúde, conteúdo natural e perda de peso foram os mais decisivos para os consumidores, especialmente para as mulheres, na escolha do produto. Os pães adicionados de farinha de ora-pro-nobis e bactéria probiótica vão ao encontro das principais tendências de consumo do público que busca alimentos de maior funcionalidade. O público feminino foi o que mais se interessou por ora-pro-nobis e probióticos, apontando para um nicho de potenciais consumidores do produto.

Como Citar

Tavares Alves, D., Narvaes da Rocha Campos, A. ., Lopes Martins, M. ., Vilela Talma, S. ., Campelo de Queiroz, I. ., Ricardo de Castro Leite Júnior, B. ., & Mauricio Furtado Martins, E. (2024). PERFIL DE CONSUMIDORES E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PÃES CONTENDO FARINHA DE ORA-PRO-NOBIS E BACTÉRIA PROBIÓTICA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(3), 138–154. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p138-154