PERFIL DE CONSUMIDORES E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PÃES CONTENDO FARINHA DE ORA-PRO-NOBIS E BACTÉRIA PROBIÓTICA
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https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p138-154Publicado
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Resumo
É crescente a busca dos consumidores por produtos de panificação mais saudáveis, ricos em fibras e ingredientes naturais e, com isso, a indústria investe em produtos para atender essa demanda. Buscou-se nesse estudo avaliar o perfil e a percepção de consumidores sobre pães, probióticos e ora-pro-nobis, além da intenção de compra de pães com farinha de ora-pro-nobis e bactéria probiótica por meio de questionário on-line, contendo 27 questões. Foram obtidas 327 respostas de participantes de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Constatou-se que 99% dos potenciais consumidores se interessam por produtos saudáveis. As mulheres, em detrimento aos homens, buscam produtos de panificação diferenciados e adicionados de ingredientes naturais e funcionais. Mulheres entre 18 e 34 anos se mostraram mais interessadas em produtos que confiram saúde, controle de peso e ingredientes naturais, enquanto mulheres com mais de 35 anos se preocuparam mais com preço e apelo sensorial. A nuvem de palavras evidenciou que a doença cardiovascular mais comum entre os participantes foi hipertensão. O público masculino é maior consumidor de pão francês (53,9%), diferente das mulheres. Os quesitos saúde, conteúdo natural e perda de peso foram os mais decisivos para os consumidores, especialmente para as mulheres, na escolha do produto. Os pães adicionados de farinha de ora-pro-nobis e bactéria probiótica vão ao encontro das principais tendências de consumo do público que busca alimentos de maior funcionalidade. O público feminino foi o que mais se interessou por ora-pro-nobis e probióticos, apontando para um nicho de potenciais consumidores do produto.