EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS VEGETAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR POR UM HOSPITAL PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p155-168Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Este estudo visa analisar a evolução das compras da agricultura familiar em um hospital público universitário (HPU) no sul do Brasil. Caracteriza-se como um estudo de caso observacional retrospectivo com uma abordagem quantitativa e com utilização de dados secundários do período de junho de 2019 a julho de 2023, obtidos no Serviço de Nutrição e dietética do HPU. Foram considerados somente produtos de origem vegetal classificados nas modalidades de in natura ou minimamente processados de acordo com o padrão do Guia Alimentar para População Brasileira. Verificou-se a relação dos alimentos presentes em cada um dos grupos vegetais de cereais, leguminosas, hortaliças e frutas; a quantidade total em quilogramas (kg) e percentual (%) dos alimentos de cada grupo. Foi realizada a verificação para identificar quais produtos foram adquiridos de fornecedores convencionais e quais da AF. O HPU adquiriu no período investigado de 50 meses, mais de duas mil toneladas de produtos vegetais com uma média mensal de aquisição de 43.014,09 kg. Os grupos de hortaliças e frutas corresponderam a 82,7% da quantidade total. Nesse período, foram identificados a compra de 55 itens vegetais da AF. No grupo dos cereais, os itens de origem da AF foram responsáveis por 67,4% da quantidade comprada. O grupo das hortaliças vêm apresentando um incremento importante nos últimos dois anos com a aquisição dos itens na modalidade processada. Foi possível identificar uma elevação na quantidade total em kg dos grupos vegetais adquiridos da AF pelo HPU, fortalecendo esse importante segmento da produção de alimentos.