VÍDEOS DO YOUTUBE RELACIONADOS AO FLÚOR: UM ESTUDO INFODEMIOLÓGICO DE CONTEÚDO, QUALIDADE E CONFIABILIDADE
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https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p39-52Publicado
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Resumo
O objetivo trabalho foi avaliar a qualidade, confiabilidade e conteúdo de vídeos do YouTube na língua portuguesa sobre fluoretos. Foi desenvolvido um estudo infodemiológico em que os 100 vídeos mais vistos na plataforma localizados com o termo “flúor” foram selecionados. Um pesquisador calibrado avaliou a qualidade audiovisual, o conteúdo dos vídeos de acordo com critério da American Dental Association, a confiabilidade utilizando a escala DISCERN modificada, e a qualidade geral a partir da escala Global Quality Score (GQS). Também foi contabilizado o número de likes, dislikes, comentários e duração dos vídeos. Os dados foram analisados pelos testes de Mann-Whitney e correlação de Spearman (α = 5%). A maioria dos vídeos (58%) apresentou baixa qualidade, qualidade audiovisual moderada (61%) e foi publicada por profissionais de saúde (48%). Cerca de um terço dos vídeos contemplou os benefícios dos fluoretos (35%). Vídeos de baixa qualidade apresentaram um número de likes e engajamento significativamente maiores do que os de alta qualidade (p<0,05). Vídeos de alta qualidade e produzidos por profissionais de saúde apresentaram escores do DISCERN significativamente maiores (p<0,05). O número de visualizações foi significativamente maior nos vídeos que não pertenciam a profissionais de saúde (p<0,05). Conclui-se que a maioria dos vídeos apresentou baixa confiabilidade e qualidade, exibindo forte disseminação de vídeos com o viés anti-flúor.