CONTROLE DE ENDOPARASITOS GASTROINTESTINAIS DE OVINOS PELA AÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DA FOLHA DO MARMELEIRO (Croton blanchetianus)
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p584-595Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Parasitoses gastrointestinais tem se tornado um grande problema na criação e desenvolvimento de pequenos ruminantes, em razão da utilização incorreta de anti-helmínticos associados a práticas de manejo inadequadas causaram o surgimento de resistência parasitária. Com isso, espécies vegetais podem ser utilizadas no intuito de controle alternativo, com destaque para o marmeleiro (Croton blanchetianus) que possui bioatividade e eficácia comprovadas contra microrganismos, ectoparasitos e endoparasitos em ovinos. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o efeito ovicida in vitro do óleo essencial das folhas de C. blanchetianus no controle de endoparasitos gastrointestinais em ovinos. O óleo essencial foi extraído por hidrodestilação em um aparelho do tipo Clevenger, no período de 2h30 min, a uma temperatura de 100 ºC. As amostras fecais foram coletadas diretamente da ampola retal com seleção dos animais pelo término do período residual de 90 dias. Em seguida foi realizada a contagem de ovos por grama de fezes acima de 2000 ovos, esses foram recuperados e iniciou-se o teste de eclosão. O óleo essencial nas concentrações 8 %, 12 % e 16 %, apresentou inibição de eclosão igual a 79 %, 81% e 82 %, respectivamente. Portanto, o óleo obtido através da folha de C. blanchetianus apresentou inibição à eclosão de ovos, podendo torna-se uma alternativa viável contra parasitos que acometem os ovinos.