AVALIAÇÃO DA PERCEÇÃO DE CONSUMO SUSTENTÁVEL POR BRASILEIROS ONÍVOROS E VEGETARIANOS
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https://doi.org/10.17564/2316-3798.2025v10n1p50-65Publicado
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Resumo
Devido à crise climática global, há uma demanda por práticas sustentáveis. Por conseguinte, o objetivo desse trabalho foi estudar as ações sustentáveis entre os indivíduos vegetarianos e onívoros. Trata-se de um estudo observacional e transversal de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados a partir de um questionário online. Foi utilizada a Escala Likert de cinco pontos para elaborar as questões. Uma análise prévia dos itens foi executada de modo a assegurar que os itens construídos para medir um determinado construto comum apresentassem correlações moderadas entre eles. Conhecido o número de fatores, realizou-se uma análise fatorial dos eixos principais. A análise de consistência interna baseou-se no cálculo do alfa de Cronbach para cada fator. A partir dos resultados da análise fatorial, novos valores para cada indivíduo foram determinados a partir da média dos valores das variáveis que compuseram cada fator encontrado, nomeados como “Preocupação com empresas e rótulos”, “Consumo agroecológico” e “Consumo de energia”. Os três fatores foram responsáveis por explicar 59,66% da variância total. A partir das cargas fatoriais dos itens, considerando o seu conteúdo, procurou-se nomear os fatores. Observou-se que não houve uma diferença significativa entre vegetarianos e onívoros para os fatores de “Consumo agroecológico” e “Consumo de energia”. Houve um maior interesse pelos vegetarianos estritos para o fator de “Preocupação com empresas e rótulos”. Com isso, percebe-se que a maior preocupação ambiental entre os indivíduos participantes do estudo foi com o impacto do processo produtivo de empresas no meio ambiente. Portanto, os resultados sugerem uma necessidade da Educação Ambiental para a população brasileira.