AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA BUSCA POR PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS FACIAIS
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https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p893-907Publicado
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Resumo
De acordo com os recentes estudos publicados pela Academia Americana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Facial, o número de procedimentos estéticos faciais em 2019, aumentou cerca de 72% e este fato pode estar diretamente relacionado com a popularidade das selfies e das mídias digitais. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência das redes sociais na busca por procedimentos estéticos faciais. Esta pesquisa caracteriza-se um estudo de caráter descritivo e de corte transversal, segmentado em dois braços: No primeiro momento da pesquisa, realizou-se levantamento nas bases de dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética para estimar a quantidade de procedimentos estéticos faciais realizados entre os anos de 2014 a 2020, mundialmente e no Brasil. Já na segunda etapa do estudo, observou-se a utilização de termos referentes a procedimentos estéticos faciais, sendo eles: Toxina Botulínica, Ácido Hialurônico, Hidroxiapatita de cálcio, Ácido poli-L-láctico, Rinoplastia e Facelift. Após isso, através de um programa estatístico foi realizada uma análise para mensurar a relação existente entre a quantidade de procedimentos estéticos faciais realizados de 2014 a 2020 e a busca por procedimentos no Google Trends, mundialmente e no Brasil. Posteriormente a essa análise, foi constatado que em relação aos dados mundiais há uma forte correlação positiva entre os elementos, mas não significativa, e com relação aos dados do Brasil, percebeu-se que há uma fraca correlação positiva, mas também não significativa. Com isso, conclui-se que apesar de existir uma relação entre essas variáveis, ela não é significativa ao ponto de afirmar que uma depende da outra ou que crescem na mesma proporção, ou seja, não podemos assegurar que o número de procedimentos cresce na mesma medida que o aumento da procura nas redes sociais e da busca de termos na internet.