A RELAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS NA EDUCAÇÃO E SAÚDE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v7n1p71-78

Autores

  • Naura Angélica Silva Universidade Estadual sudoeste da Bahia
  • Gabriele Marisco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Naturais http://orcid.org/0000-0002-8301-8673

Palavras-chave:

Terapia Assistida, Animais, Educação, Saúde.

Publicado

2018-10-17

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

O uso de terapia assistida por animais traz grandes benefícios para as pessoas como motivação, companheirismo e afeto ajudando tanto na saúde física quanto mental. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa através de uma revisão bibliográfica integrativa sobre a influência dos animais domésticos na educação e saúde no Brasil. Foram encontrados 48 trabalhos publicados, onde 43 trabalhos tratam da relação do animal com o homem por um período de curto prazo utilizando a terapia assistida e 5 artigos sobre os benefícios do convívio com animais à longo prazo. Foi constatado que os cães são os animais mais utilizados, sendo a escola o local que apresentou uma maior frequência para a realização da terapia assistida, tendo como o maior público as crianças. Destaca-se que a terapia assistida atende principalmente deficiência intelectual e déficit de atenção/hiperatividade, pode também auxiliar em tratamentos psicológicos como condição de abandono e violência, paralisias e câncer. Assim, a terapia assistida possui técnicas e objetivos a serem alcançados que favorecem aqueles que dela necessitam, desde a melhoria na saúde como na qualidade de vida, através da socialização e comunicação reduz o isolamento, a solidão, a ansiedade, além de melhorar a concentração, a expressão de sentimentos e a auto estima. A terapia assistida utilizando animais, principalmente cães, em escolas, podem ser mediadores do ensino, pois a vivência das crianças com animais na escola serve de motivação para a aprendizagem, além de contribuir com aspectos psicológicos educacionais, colaborando para um melhor desempenho escolar e minimização da agressividade.

Biografia do Autor

Naura Angélica Silva, Universidade Estadual sudoeste da Bahia

Estudante de Ciências Biológicas na Universidade Estadual sudoeste da Bahia (UESB)

Gabriele Marisco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Naturais

Departamento de Ciências Naturais Área de Biologia geral

Como Citar

Silva, N. A., & Marisco, G. (2018). A RELAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS NA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 7(1), 71–78. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v7n1p71-78