Técnicas de melhoramento genético em bovinos para o aumento na produção de leite
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2014v2n2p81-87Palavras-chave:
melhoramento genético/bovinos, inseminação artificial, transferência de embriões, Produção In Vitro de Embriões, Inseminação em Tempo FixoPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo nesta revisão é mostrar as principais técnicas utilizadas na área de melhoramento genético na reprodução animal e como estes podem afetar a eficiência reprodutiva e na produtiva de leite. Com o conhecimento dos mecanismos envolvidos no controle da fisiologia reprodutiva, em níveis endócrino, celular e molecular, foi possível o desenvolvimento das biotecnias reprodutivas, destacando-se a Inseminação Artificial em Tempo Fixo, que tem sido utilizada em larga escala, por permitir a multiplicação de animais superiores geneticamente, aumentar a taxa de natalidade e ser eficaz no ajuste da estação reprodutiva notadamente em pecuária de leite. Outras biotecnias, como a Inseminação Artificial, Transferência de Embriões, Produção in Vitro de Embriões, também são fundamentais no desenvolvimento de pesquisas de ciência básica, medicina e preservação animal. São apresentados também os principais fatores de manejo reprodutivo nutricional e sanitário que afetam a produtividade da pecuária leiteira. Contudo, o incentivo às pesquisas é fundamental para que estas biotecnias sejam aprimoradas e continuem auxiliando o desenvolvimento da pecuária nacional.