A problemática dos resíduos sólidos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v2n1p25-36Palavras-chave:
Resíduos, Classificação, TratamentoPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A maioria das cidades no Brasil e no mundo vem enfrentando sérios problemas relacionados a geração de resíduos e a falta de conhecimento sobre alternativas para o destino final dos resíduos sólidos urbanos, consideráveis transtornos á população e ao meio ambiente. Este artigo visa contextualizar a classificação dos resíduos bem como abordar diferentes alternativas de tratamento como: aterro sanitário, incineração, compostagem, biogasificação, e reciclagem. Dentro deste proposito, a metodologia utilizada neste estudo foi realizada fundamentalmente por intermédio de revisão bibliográfica e analise documental. Assim, a correta classificação, caracterização e tratamento dos resíduos, tornam-se fundamental para uma nova forma de gerenciamento, incorporando os princípios da sustentabilidade, que apresente resolução de problemas e que possibilite transformações de situações de vulnerabilidades dos grupos afetados, portanto, o bom gerenciamento dos resíduos sólidos é considerado como importantes formas de evitar poluição ao meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população.