AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE FLUORETOS NAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p60-70Palavras-chave:
qualidade da água, fluoretação, odontologiaPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Um dos parâmetros avaliados na qualidade da água é a concentração de íons fluoretos, isto devido a influência das concentrações deste íon e a prevenção quanto a doença cárie dentária. Para garantir a máxima atividade terapêutica e preventiva da doença cárie e evitar a fluorose dental a concentração de fluoreto deve estar dentro dos limites preconizados em legislação (0,6-0,8ppmF). O objetivo do presente estudo foi avaliar a concentração de fluoreto nas formas de abastecimento de água no período de 2014 a 2019. Trata-se de um estudo com dados secundários provenientes do SISAGUA para o Estado de Sergipe. Entre as formas de abastecimento encontradas no Estado tem-se o SAA (sistema de abastecimento de água) geralmente fornecido pela empresa DESO e o SAC (sistema de abastecimento coletivo), sendo o SAC o mais prevalente. Sobre a fluoretação há alguns municípios com pontos de fluoretação e outros sem o benefício. A concentração de fluoreto encontrado com teores considerados ótimos (0,6 a 0,8 ppmF) foi de 15 a 29% nos pontos analisados. Os resultados encontrados demonstraram que ainda há falhas para a concretização efetiva do programa de fluoretação no estado de Sergipe, principalmente em relação a vigilância dos índices de fluoreto.