AÇÕES EXTENSIONISTAS NA SAÚDE QUILOMBOLA: EPIDEMIOLOGIA DA VACINAÇÃO CONTRA O HPV EM ESTÂNCIA-SE EM 2024
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3151.2025v9n1p68-76Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - SERGIPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.
Resumo
Esse estudo tem como objetivo traçar o perfil epidemiológico da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em jovens entre 9 a 14 anos na comunidade quilombola de Estância-Se. Projeto inicialmente feito em parceria com a associação de moradores do quilombo, pensado em vincular a unidade de saúde da família local e após realizada parceria com a escola mais próxima e de maior quantitativo referente ao público alvo. Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e descritivo, de abordagem quantitativa sobre os vacinados contra o HPV no ano de 2024, por meio da auditoria das cadernetas dos alunos com idade alvo da Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado. Foi possível constatar que houve um índice abaixo do esperado com relação a vacinação contra o HPV, além da falta de conhecimento com relação ao assunto. Sendo assim foi realizada uma educação em saúde voltada para o aprimoramento e conhecimento da temática, ressaltando as formas de contágio, sinais e sintomas, formas de prevenção para o público alvo, informando também sobre os pontos de suporte assistencial dentro da própria comunidade.