REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Sandro Rogério Almeida Matos Junior UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Samara Stephanny Morais Santos Matos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação, Enfermagem

Resumo

Trata-se de revisão integrativa, com o objetivo tecer um recordatório sobre a história da saúde brasileira e refletir sobre a educação em saúde no Brasil. Os dados foram coletados em busca eletrônicas nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed e Scielo, os principais descritores foram; educação em saúde, educação e enfermagem, utilizando o operador booleano and entre as palavras. Como objeto o estudo de artigos científicos, teses, dissertações e capítulos de livros. De acordo com o estudo, no Brasil, a transição demográfico-epidemiológica caracteriza-se pela prevalência cada vez mais elevada de doenças e fatores de risco relacionados com os estilos de vida, o que exige uma profunda transformação do modelo sanitário assistencial, com a maior oferta de serviços e ações preventivas e de promoção e educação em saúde baseadas em evidências, o que inclui iniciativas inovadoras de informação, educação e comunicação. É permanente a reflexão sobre as práticas educacionais em saúde nos campos de atuação, que a cada dia se torna desafiador, em meio a tantas adversidades, o que requer do enfermeiro habilidades, conhecimentos técnicos-científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Rogério Almeida Matos Junior, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduando em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Tiradentes.

Samara Stephanny Morais Santos Matos, Universidade Tiradentes

Orientadora. Enfermeira e Pós-Graduanda em Enfermagem Cardiológica pela Universidade Tiradentes

Referências

ANASTASIOU, L. G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ______ (Org.); ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7. ed. Joinville: Univille, 2007.

BUSS, P. M. Promoção e educação em saúde no âmbito da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, sup. 2, p. 177-185, 1999.

BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciências Saúde Coletiva, 2000; 5(1):163-177.

CERVERA, D. P. P.; PARREIRA, B. D. M.; GOULART, B. F.; Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciências Saúde Coletiva. 2011;16(1):1547-54.

CUNHA, R. R. et al.; Promoção da saúde no contexto paroara: possibilidade de

Cuidado de Enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2009 Jan-Mar; 18(1): 170-6.

FINKELMAN, J., org.; Caminhos da saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. 328 p. ISBN 85-7541-017-2.

FERNANDES, M. C. P., BACKES, V. M. S. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a óptica de Paulo Freire. Revista Brasileira de Enfermagem. Florianópolis. julho-agosto, 2010, pp. 567-573

GONÇALVES, M. C. et al. Educação permanente em saúde: dispositivo para a qualificação da Estratégia Saúde da Família. Belém: UFPA, 2008.

GONDRA, J. G.; A Sementeira do Provir: higiene e infância no século XIX; Universidade Estado do Rio de Janeiro; São Paulo, v, 26, n.1, p. 99-117, jan/jun.2000.

MINAYO, G. C.; THEDIM, C. S. M. F. A construção do campo da saúde do trabalhador: percurso e dilemas. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, 13(Supl. 2):21-32, 1997.

PINTO, M. C. J. et al. Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário. Rev Esc Enferm, USP 2011; 45(5):1229-36.

REIS, T. C.et al.; Educação em saúde: aspectos históricos no Brasil. J Health Sci Inst. 2013;31(2):219-23.

ROSA, R. B. et al. A educação em saúde no currículo de um curso de enfermagem: o aprender para educar. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 jun;27(2):185-92.

SILVA, C. M. C. et al; Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas; Ciência & Saúde Coletiva, 2010, 2539-2550.

SOUZA, A. C. et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. vol. 26, n. 2 (ago. 2005), p. 147-153

VASCONCELOS, M. et al. Módulo 4: práticas pedagógicas em atenção básica a saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Belo Horizonte: Editora UFMG – Nescon UFMG, 2009. 70 p.

Downloads

Publicado

2018-04-16

Como Citar

Rogério Almeida Matos Junior, S., & Stephanny Morais Santos Matos, S. (2018). REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 4(3), 83. Recuperado de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/5121

Edição

Seção

Artigos