Brincando e ressignificando o uso racional de medicamentos: a experiência em um grupo de idosas
Schlagworte:
Ludicidade, Pacientes Geriátricos, Estágio FarmacêuticoAbstract
Na assistência à saúde do idoso, percebe-se uma intensa relação entre o uso correto dos medicamentos pelos usuários e as atividades exercidas pelo farmacêutico na prática da Atenção Farmacêutica. O objetivo do presente trabalho foi utilizar exercícios lúdicos e atividades não rotineiras, relativos à obtenção de uma vida mais saudável e uso racional de medicamentos a um grupo de idosas participantes do Programa de Atenção Integral a Melhor Idade. O preparo para as ações foram construídas a partir dos pressupostos teóricos de Paulo Freire e as etapas metodológicas do Arco de Maguerez. Os principais temas abordados foram automedicação, armazenamento, administração e descarte de medicamentos e saúde (atividades relacionadas ao bem-estar). As atividades constaram de jogos de quebra-cabeça, tabuleiro, cartas imagem e peça teatral, abordando as principais patologias, medicamentos utilizados e problemas farmacoterapêuticos. Os resultados foram avaliados por meio das impressões, dada a riqueza e importância das expressões e comportamentos dos participantes, mais tangíveis, maior compatibilidade com a aprendizagem e aspectos motivacionais. Acredita-se que as atividades contribuíram para o aprendizado, entendimento e reflexão das idosas, melhorando ainda a relação humanística entre os alunos do estágio e as pacientes atendidas no programa e a obtenção de melhores resultados clínicos.
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