O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ASSERTIVIDADE NO CUIDADO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autor/innen

  • Adynna Luana dos Santos Lima
  • Caroline Veloso Moreira Universidade Tiradentes
  • Daniele Martins de Lima
  • Mariana Franco Monteiro
  • Ingrid de Melo Almeida

Schlagworte:

Tecnologia, Tecnologia em Saúde, Urgência, Tecnologia Leve, Emergência.

Abstract

Os temas sobre Urgência e Emergência (UE) e Tecnologia em Saúde vêm sendo estudados com maior frequência, devido a duas vertentes: o aumento abrupto do número de atendimentos neste serviço e a utilização das tecnologias que auxiliam na melhoria da assistência. Os serviços de urgência e emergência são cruciais na assistência em saúde e considerados serviços abertos no Sistema Único de Saúde (SUS). Todavia, há uma sobrecarga significativa em razão de inúmeros fatores, dentre eles: demanda exacerbada, déficit na organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), desprovimento e desajustes no dimensionamento de recursos humanos, carência de recursos materiais, violência e acidentes de trânsito. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em base de dados científicas onde tem como objetivo geral analisar a influência e os diferentes tipos de tecnologias incorporadas à área da saúde que viabilizem melhorias na efetividade do atendimento às urgências. Conclui-se que o estudo apresenta importantes resultados com a utilização da tecnologia no atendimento as urgências e emergências, diminuindo o tempo e o fluxo do atendimento, evitando esforços da equipe e auxiliando no rápido diagnóstico, mostrando de grande importância na gestão do cuidado do cuidado.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Adynna Luana dos Santos Lima

Acadêmica do curso de Enfermagem, Universidade Tiradentes – UNIT/SE.

Daniele Martins de Lima

Doutora em Biotecnologia Industrial, Universidade Tiradentes – UNIT; Mestre em Ciências da Saúde – UFS; Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Professora Adjunta I – UNIT, Enfermagem na Saúde do Adulto II e Ensino Clínico, Interpretação de Exames Diagnósticos, Hematologia e Hemoterapia para Enfermagem, Habilidades em Urgência e Emergência-Medicina; Enfermeira Supervisora SAMU 192/SE.

Mariana Franco Monteiro

Mestre em Saúde e Ambiente; Especialista em Urgência e Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar –
UNIT/SE; Enfermeira graduada pela Universidade Tiradentes – UNIT.

Ingrid de Melo Almeida

Mestre em Enfermagem – UFS; Bacharel em Enfermagem, Universidade Tiradentes – UNIT/SE (2006).

Veröffentlicht

2022-11-17

Zitationsvorschlag

dos Santos Lima, A. . L., Moreira, C. V., Martins de Lima, D. ., Franco Monteiro, M., & de Melo Almeida, I. . (2022). O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ASSERTIVIDADE NO CUIDADO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 7(3), 79. Abgerufen von https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/8279

Ausgabe

Rubrik

Artigos