ALUNOS MATRICULADOS NA REDE ESTADUAL DE SERGIPE NO PERÍODO DE 2009 A 2014 NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Keywords:
Alunos. Deficiência. Matrícula.Abstract
O presente artigo aborda a Educação Especial na atual política educacional brasileira,
na rede estadual de ensino do estado de Sergipe. Elegeu-se como objetivo identificar
e analisar o número de alunos matriculados na rede estadual de Sergipe no período
de 2009 a 2014 na educação especial, em escolas especiais, classe especial e incluídos.
Justificando o período de recorte por ser após a Política Nacional de Educação Especial
na Perspectiva Inclusiva do ano de 2008. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva
e documental, com abordagem qualitativa. Foi utilizada análise documental do censo
escolar dos anos de 2009 a 2014. A pesquisa aconteceu na cidade de Aracaju no ano de
2015. Identificou-se um crescimento nas matriculas de alunos com deficiência no ensino
regular em 2014 foi expressivo, também, em âmbito nacional conforme Censo Escolar
2014. As estatísticas apresentaram que no ano de 2014, cerca de 698.768 estudantes
com deficiência estavam matriculados na educação básica em salas comuns. Com isso
pode-se conclui que é devido, justificando ao período de recorte por ser após a Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do ano de 2008, que assegura
a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e
altas habilidades/superdotação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.