A iniciação científica como instrumento de análise e aprendizagem da gestão farmacêutica: uma análise de caso
Keywords:
Gestão farmacêutica, Iniciação científica, Ensino farmacêuticoAbstract
Este estudo de caso teve como objetivo avaliar a gestão da qualidade do atendimento de uma farmácia e a práxis acadêmica. Para tanto, foram aplicados questionários aos clientes/pacientes da farmácia analisada, constando de perguntas objetivas/subjetivas, visando avaliar percepções do cliente/paciente sobre: praça (ponto-de-venda), produtos, atendimento, sobre o farmacêutico, motivos e hábitos da procura pela farmácia e satisfação pelos serviços oferecidos. Foram aplicados cento e três questionários no período de agosto à dezembro de 2012 e teve um resultado satisfatório em relação a percepção dos clientes sobre o ponto de venda e sobre os serviços farmacêuticos. Foi discutido o layout da farmácia, os questionamentos que os clientes faziam com relação ao espaço físico interno da farmácia, a troca de mercadorias, os produtos expostos e os preços dos mesmos. Os resultados da análise dos serviços de aferição de Pressão Arterial Sistêmica, aplicação de medicamentos injetáveis e serviços cognitivos na dispensação mostraram índices de satisfação, em geral, “muito bom”. A práxis é muito importante para a formação do profissional farmacêutico, por isso conclui-se que sugere-se uma maior “vivencia” do ambiente farmacêutico.
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