USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TEÓRICO/PRÁTICO DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumen
O objetivo deste estudo foi de descrever os benefícios do uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa baseada em seis fases pré-estabelecidas. As bases Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foram utilizadas para busca bibliográfica. Os descritores utilizados estavam de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH). Os critérios de inclusão para seleção dos estudos foram: artigos publicados na íntegra entre os anos de 2016 a 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. Como critérios de exclusão foram: monografias, dissertações, publicações em anais de eventos, revisões integrativas e narrativas e artigos em duplicata. Foram identificados diversos benefícios do uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem, tais como boas aceitações dos alunos, melhor desenvolvimento das habilidades e competências, melhora no pensamento crítico e tomada de decisão. Em contrapartida, algumas dificuldades foram pontuadas, relacionadas aos docentes, como: falta de tempo, desarticulação com os métodos, resistência e falta de conhecimento. Por fim, as metodologias ativas adotadas nos estudos foram: júri simulado, simulação realística, modelo de ensino ativo para desenvolvimento do pensamento crítico, sala de aula invertida e problematização. Desta forma, o uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem se constitui em uma poderosa ferramenta para lapidação dos saberes e habilidades, sendo capaz de contribuir substancialmente para formação de profissionais capacitados pro mercado de trabalho.
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