PROJETO “VEM DANÇAR”: A DANÇA COMO ENFOQUE EDUCATIVO

Autores/as

  • Michelle Faro de Oliveira Graduanda do curso de Educação Física.
  • Carla Daniela Kohn Professora Mestre do curso de Educação Física-UNIT.

Palabras clave:

Autoestima. Dança. Educativo. Socialização.

Resumen

Este artigo teve como objetivo compreender a importância da dança como um meio de
promoção dos benefícios que interferem positivamente no processo de aprendizagem por
meio do estímulo ao processo criativo, à autonomia, liberdade do indivíduo, autoestima e
socialização. Para o presente estudo foi feita uma pesquisa de campo de natureza qualitativa,
composta por 25 alunos, gênero feminino, com a faixa etária de 8 a 12 anos, matriculados
no Ensino Fundamental I da Escola Estadual Lourival Baptista, da cidade de Aracaju
do Estado de Sergipe e inscritos no Projeto Vem Dançar. As aulas foram realizadas duas
vezes por semana e a culminância do projeto se deu com apresentações dos trabalhos desenvolvidos
nas aulas de Educação Física, juntamente com os professores de sala de aula.
A avaliação dos alunos foi processual de forma construtiva e reflexiva, elaborada por meio
da observação do desempenho individual e exposta em relatório, utilizando como critérios
participação, criatividade, socialização. Logo após a avaliação todos os dados foram tabulados
e analisados. Constatamos que, infelizmente, nem todos os objetivos foram alcançados,
que o Projeto “Vem Dançar” reduziu a influência da mídia televisiva, o preconceito por
parte dos meninos e a timidez melhoraram a socialização, a autoestima e a criatividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-05-22

Cómo citar

Oliveira, M. F. de, & Kohn, C. D. (2016). PROJETO “VEM DANÇAR”: A DANÇA COMO ENFOQUE EDUCATIVO. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 3(2), 161–178. Recuperado a partir de https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/3297

Número

Sección

Artigos