AUDITORIA EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE PARA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palabras clave:
Auditoria de enfermagem, qualidade da assistência à saúde, enfermagem.Resumen
Objetivo: analisar, a partir da produção científica, a importância da auditoria em enfermagem para a qualidade da assistência em saúde. Método: revisão integrativa, tendo como questão norteadora: Qual a importância da auditoria de enfermagem para a qualidade da assistência em saúde? Adotou-se como critérios de inclusão: artigos disponíveis online na íntegra, no período de 2007 a 2017, em português e inglês, contemplando a temática do estudo, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão obteve-se como amostra final oito artigos. Resultados: a análise dos artigos demonstrou que a auditoria traz benefícios para a melhoria da qualidade da assistência como também percebeu-se que as anotações de enfermagem são itens de análise no processo de auditoria de enfermagem e que o enfermeiro é o profissional da equipe de enfermagem que tem competência e habilitação para desempenhar esta atividade com êxito. Conclusão: evidenciou-se que a auditoria é um sistema de avaliação da qualidade dos cuidados da assistência prestada, e que através deste recurso, a assistência torna-se mais segura garantindo condições melhores para recuperação da saúde do cliente.Descargas
Citas
BLANK, Cinthya Yara; SANCHES, Elizabeth Navas; LEOPARDI, Maria Tereza. A prática do enfermeiro auditor hospitalar na região do Vale do Itajaí. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n. 1, p. 233 – 242, 2013
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução n. 272, de 27 de agosto de 2002. Dispões sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE– nas Instituições de Saúde Brasileiras. Disponível em:< http://www.cofen.gov.br> Acesso em: 10 de novembro de 2017.
DIAS, Teresa Cristina Lyporage et al. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista brasileira de enfermagem, v. 64, n. 5, 2011.
GROSSI, Luciane Mandia; MARIN, Heimar de Fatima; PISA, Ivan Torres. Tecnologia da Informação e comunicação na auditoria em Enfermagem. J. Health Inform, v. 7, n. 1, 2015.
GUEDES, Gisele Giuliane; TREVISAN, Danilo Donizetti; STANCATO, Kátia. Auditoria de prescrições de enfermagem de um hospital de ensino paulista: avaliação da qualidade da assistência. Rev. Adm. Saúde, v. 15, n. 59, p. 71 - 78, 2013.
INSTEFJORD, Marit Helen et al. Assessment of quality in psychiatric nursing
documentation – a clinical audit. BMC Nursing, v. 13, p. 32 – 38, 2014.
PASSOS, Maria Leonice de Lima et al. Auditoria de enfermagem: conhecimento de profissionais em hospital público de referência. Northeast Network Nursing Journal, v. 13, n. 5, 2012.
PINTO, Karina Araújo; MELO, Cristina Maria Meira de. Nurses' practice in health audit. Rev Esc Enferm USP, 2010; v. 44, n. 3, p. 665 - 671.
POORTAGHI, Sarieh et al. Findings From a Nursing Care Audit Based on the Nursing Process: A Descriptive Study. Nurs Midwifery Stud, 2015 September; v.4, n. 1, p. 30 - 36.
SETZ, Vanessa Grespan; D’INNOCENZO, Maria. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria. Acta Paul Enferm.; v. 22, p. 313 - 317, 2009.
SILVA, Jaira dos Santos. Auditoria em saúde: um novo paradigma na qualidade da assistência de enfermagem. Rev Enferm UFPI, v.4, n.2, p.130 – 134, 2015
SIQUEIRA, Patrícia Lopes de Freitas. Auditoria em saúde e atribuições do enfermeiro auditor. Caderno Saúde e Desenvolvimento, v.3, n.2, 2014.
SOUZA, Marcela Tavares ; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1 Pt 1, p. 102 - 106, 2010.
VALENÇA, Cecília Nogueira et al. A produção científica sobre auditoria de enfermagem e qualidade dos registros. Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online), p. 69 – 76, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.