A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO TRABALHO NOTURNO E NA DUPLA JORNADA DE TRABALHO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autori

  • Sr. ª Rmaria Rebecca Maria Professor Assistente I - UNIT

Parole chiave:

Qualidade de vida, Trabalho noturno, Dupla jornada de trabalho.

Abstract

O trabalho de enfermagem requerer uma assistência continuada, ou seja, ininterrupta, sendo necessário muitas vezes o trabalho noturno e até mesmo a dupla jornada de trabalho, o qual pode acarretar problemas na qualidade de vida do profissional de saúde. Diante disso, foi realizado um estudo bibliográfico como o objetivo de identificar produções científicas sobre a qualidade de vida do trabalhador de enfermagem no trabalho noturno e na dupla jornada de trabalho no ambiente hospitalar. O estudo trata-se de uma revisão integrativa no qual foram coletadas 20 publicações, as quais 10 foram utilizados por haver similaridade com o conteúdo proposto, onde os dividimos em duas vertentes: Percepções sobre a influência do trabalho noturno na qualidade de vida do profissional de enfermagem, com seis artigos (60%) e Qualidade de vida e a interface na repercussão da saúde dos profissionais de enfermagem, com quatro artigos (40%). As publicações afirmaram que a qualidade de vida do profissional de enfermagem, vem sendo afetada pela dupla jornada de trabalho e no trabalho noturno, o que acarreta complicações na saúde desses profissionais, tais como: estresse; síndrome de Burnout; complicações do sono; ganho de peso ponderal; ócio das relações familiares e sociais. Dessa forma, podemos concluir que há uma necessidade de alterações na estrutura das instituições, a fim de adequar um ambiente favorável para o descanso desses profissionais, além de proporcionar uma normatização que possibilite a diminuição da carga horária dos funcionários, com o propósito de evitar-se a exaustão desse profissional.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Sr. ª Rmaria Rebecca Maria, Professor Assistente I - UNIT

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UEFS

Riferimenti bibliografici

ARGERAMI, Emília Luigia Saporiti; COMELO, Silvia Helena Henriques. Riscos psicossociais no trabalho que podem levar ao estresse: uma analise da literatura. Cienc Cuid Saude 2008 Abr/Jun; 7(2): 232-240.

BARBOZA, Juliana Inhauser Riceti Acioli; MORAES, Edvaldo Leal de; PEREIRA, Eloísa Aparecida; REIMÃO , Rubens Nelson Amaral de Assis. Avaliação do padrão de sono dos profissionais de Enfermagem dos plantões noturnos em Unidades de Terapia Intensiva. Einstein. 2008; 6(3): 296-301.

LEITE, Patricia Campos; SILVA, Arlete; MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa. A mulher trabalhadora de enfermagem e os distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho. Rev Esc Enferm USP. 2007; 41(2): 287-91.

LISBOA, Marcia Tereza Luz; OLIVEIRA, Marcia Moreira de; REIS, Lidiane Dias. O trabalho noturno e a prática de enfermagem: uma percepção dos estudantes de enfermagem. Esc Anna Nery R Enferm 2006 dez; 10 (3): 393 - 8.

MENEGHINI, Fernanda; PAZ, Adriana Aparecida; LAUTERT, Liana. Fatores ocupacionais associados aos componentes da Síndrome de Burnout em trabalhadores de enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2011 Abr-Jun; 20(2): 225-33.

NEVES, Maria José Alves de Oliveira; BRANQUINHO, Nayla Cecília Silvestre da Silva; PARANAGUÁ, Thatianny Tanferri de Brito; BARBOSA, Maria Alves; SIQUEIRA, Karina Machado. Influência do trabalho noturno na qualidade de vida do enfermeiro. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jan/mar; 18(1):42-47.

OLER, Fabiana G.; JESUS, Alari F. de; BARBOZA, Denise B.; DOMINGOS, Neide Ap. M.. Qualidade de vida da equipe de enfermagem do centro cirúrgico. Arq Ciênc Saúde 2005 abr-jun;12(2):102-10.

ROCHA, Maria Cecília Pires da; MARTINO, Milva Maria Figueiredo de. O estresse e a qualidade de sono do enfermeiro nos diferentes turnos hospitalares. Rev Esc Enferm USP 2010; 44(2):280-6.

SILVA, Rosângela Marion da; BECK, Carmem Lúcia Colomé; GUIDO, Laura de Azevedo; LOPES, Luis Felipe Dias; SANTOS, José Luís Guedes dos. Análise quantitativa da satisfação profissional dos enfermeiros que atuam no período noturno. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2009 Abr-Jun; 18(2): 298-305.

SILVA, Rosângela Maria da; BECK, Carmem Lúcia Colomé; MAGNAGO, Tânia Solange Bosi de Souza; CARMAGNANI, Maria Isabel Sampaio; TAVARES, Juliana Petri; PRESTES, Francine Cassol. Trabalho noturno e repercussão na saúde dos enfermeiros. Esc Anna Nery (impr.)2011 abr-jun; 15 (2):270-276.

SOUZA, Sônia Beatriz Coccaro de; TAVARES, Juliana Petri; MACEDO, Andréia Barcellos Teixeira; MOREIRA, Priscilla Wolff; LAUTERT, Liana. Influência do turno de trabalho e cronotipo na qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(4):79-85.

SPILLER, Andréia Pereira Martins; DYNIEWICZ, Ana Maria; SLOMP, Maria Glauce F. S. . Qualidade de vida de profissionais de saúde em Hospital Universitário. Cogitare Enferm 2008 Jan/Mar; 13(1):88-95.

Pubblicato

2015-10-26

Come citare

Rebecca Maria, S. ª R. (2015). A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO TRABALHO NOTURNO E NA DUPLA JORNADA DE TRABALHO NO AMBIENTE HOSPITALAR. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 3(1), 11–20. Recuperato da https://periodicosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/cadernobiologicas/article/view/2428

Fascicolo

Sezione

Artigos