O USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PARA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Trefwoorden:
Terapia de Exposição à Realidade Virtual, Doença de Parkinson, Reabilitação, Ensaio Clínico Controlado, Metanálise.Samenvatting
A Doença de Parkinson (DP) é uma desordem degenerativa que compromete o controle postural e a mobilidade, caracterizada por sintomas relacionados com o movimento, como bradicinesia, discinesia, rigidez e tremores e pode ter um forte impacto na qualidade de vida dos pacientes, especialmente em seus estágios mais avançados. O seu tratamento está relacionado ao uso de fármacos e fisioterapia. A fisioterapia prioriza a execução de tarefas motoras isoladas em todas as fases da doença, principalmente quando os pacientes estão nos estágios moderados e avançados. Uma das ferramentas da fisioterapia no tratamento da DP é a chamada realidade virtual, por meio de vídeo games, que exigem uma interação simultânea para desenvolver a capacidade física, visual, auditiva, cognitiva, psicológica e estratégias sociais na execução das atividades para um melhor desempenho funcional, principalmente na marcha. O objetivo desta revisão foi verificar a efetividade do tratamento por meio da realidade virtual na melhora do desempenho motor de pacientes portadores da doença de Parkinson. Dez artigos foram lidos na íntegra, porém apenas 4 artigos preencheram os critérios de inclusão. Além dos 4 ensaios clínicos, os demais apresentados, relataram melhora em todos os pacientes que usaram a realidade virtual no tratamento para a doença de Parkinson.Downloads
Referenties
COYNE, C. Video games in the clinic: PTs report early results. Magazine of Physical Therapy, v. 16, n. 5, p. 22-29, May. 2008.
de LAU, L. M. L., BRETELER M. M. B. Epidemiology of Parkinson’s disease. The Lancet. Neurology, v. 5, n. 6, p. 525-535, Jun. 2006.
DORSEY, E. R. et al. Projected number of people with Parkinson disease in the most populous nations, 2005 through 2030. Neurology, v. 68, n. 5, p. 384-386, Jan. 2007.
dos SANTOS MENDES, F. A., et al. Motor learning, retention and transfer after virtual-reality-based training in Parkinson's disease effect of motor and cognitive demands of games: a longitudinal, controlled clinical study. Physiotherapy, v. 98, n. 3, p. 217-223, Sep. 2012.
DOWLING, G. A., et al. Feasibility of adapting a classroom balance training program to a video game platform for people with Parkinson's disease. Telemedicine Journal and E-Health, v. 19, n4, p. 298-304, Apr. 2013.
ESCULIER, J. F., et al. Home-based balance training programme using Wii Fit with balance board for Parkinsons's disease: a pilot study. Journal of Rehabilitation Medicine, v. 44, n. 2, p. 144-150, Feb. 2012.
GALNA B., et al. Retraining function in people with Parkinson's disease using the Microsoft kinect: gamedesign and pilot testing. Journal of Neuroengineering and Rehabilitation, v. 14, p. 11-60, Apr. 2014.
GONÇALVES, G. B., et al. Effects of using the nintendo wii fit plus platform in the sensorimotor training of gait disorders in Parkinson's disease. Neurology International, v. 5, n. 1, p. 5048, Jan. 2014.
GONÇALVES, G. B., et al. Effects of using the nitendo wii fit plus platform in the sensorimotor training of gait disorders in Parkinson'sdisease. Neurology International, v. 6, n. 1, p. 5048, Jan. 2014.
HERZ N. B. The Nintendo Wii© and PD. Parkinson Rep, p. 7-8. 2009.
HIGGINS J. P. T., GREEN, S. (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 5.1.0 [updated March 2011]. The Cochrane Collaboration, 2011. available from www.cochrane-handbook.org.
KEUS, S. H., et al. Evidence-based analysis of physical therapy in Parkinson’s disease with recommendations for practice and research. Movement Disorders, v. 22, n. 4, p. 451-460, Mar. 2007.
LOUREIRO, A. P. C., et al.. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioterapia em movimento, v. 25, n. 3, p. 659-666, July-Sept. 2012.
MATAR, E., et al. Using virtual reality to explore the role of conflict resolution and environmental salience in freezing of gait in Parkinson's disease. Parkinsonism & Related Disorders, v. 19, n. 11, p. 937-942, Nov. 2013.
MHATRE, P. V., et al. Wii Fit balance board playing improves balance and gait in Parkinson disease. PM & R: The Journal of Injury, Function, and Rehabilitation, v. 5, n. 9, p. 769-777, Sep. 2013.
MIRELMAN, A., et al. V-TIME: a treadmill training program augmented by virtual reality to decrease fall risk in older adults: study design of a randomized controlled trial. BMC Neurology, v. 6, p. 13-15, Feb. 2013.
MOHER, D., SCHULZ, K. F., ALTMAN, D. G. For the CONSORT Group. The CONSORT Statement: revised recommendations for improving the quality of reports of parallel group randomized trials. The Journal of the American Medical Association, v. 285, n. 15, p. 1987-1991, Apr. 2001.
NATBONY, L. R., et al. Perceptions of a Videogame-Based Dance Exercise Program Among Individuals withParkinson's Disease. Games for Health Journal, v. 2, n. 4, p. 235-239, Aug. 2013.
NATIONAL INSTITUTE FOR HEALTH AND CLINICAL EXCELLENCE. Parkinson’s disease: diagnosis and management in primary and secondary care. 2006. Available from: http://www.nice.org.uk/CG035. Accessed September, 2014.
POMPEU, J. E., et al. Effect of Nintendo Wii™-based motor and cognitive training on activities of daily living in patients with Parkinson's a randomised clinical trial. Physiotherapy, v. 98, n. 3, p. 196-204, Sep. 2012.
POMPEU, J. E., et al. Feasibility, safety and outcomes of playing Kinect Adventures!™ for people with Parkinson's disease: a pilot study. Physiotherapy, v. 100, n. 2, p. 162-168, Jun. 2014.
ROYAL PHARMACEUTICAL SOCIETY OF GREAT BRITAIN, BRITISH MEDICAL ASSOCIATION. British National Formulary. London: BMJ Group; 2009.
SCHULZ, K. F., ALTMAN, D. G., MOHER, D.; CONSORT, GROUP. CONSORT 2010 statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. International Journal of Surgery, v. 9, n. 8, p. 672-677. 2011.
SWARTZ, M. K. The PRISMA statement: a guideline for systematic reviews and meta-analyses. Journal of Pediatric Health Care, v. 25, n. 1, p. 1-2, Jan-Feb. 2011.
THORLUND, K., et al. Nonergot dopamine-receptor agonists for treating Parkinson’s disease a network meta-analysis. Neuropsychiatric Disease and Treatment, v. 7, n. 10, p. 767-776, May. 2014.
THORLUND, K., et al. Nonergot dopamine-receptor agonists for treating Parkinson’s disease-a network meta-analysis. Neuropsychiatric Disease and Treatment, v. 10, p. 767-776, May. 2014.
TOMLINSON, C. L., et al. Physiotherapy for patients with Parkinson's Disease: a comparison of techniques. Cochrane Database Systematic Reviews, v. 6, Jun. 2014.
VIEIRA, G. P., et al. Virtual reality in physical rehabilitation of patients with Parkinson's disease. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 24, n. 1, p. 31-41. 2014.
WIRDEFELDT, K., et al. Heritability of Parkinson’s disease in Swedish twins: A longitudinal study. Neurobiology of Aging, v. 32, n. 10, p. 1923 e1-e8, Oct. 2011.
ZETTERGREN, K. The effects of Nintendo Wii fit training on gait speed, balance, functional mobility and depression in one person with parkinson’s disease. Medical and Health Science Journal, v. 9, p. 18-24. 2011.
ZIMMERMANN, R., et al. Cognitive training in Parkinson disease: cognition-specific vs nonspecific computer training. Neurology, v. 82, n. 14, p. 1219-1226, Apr. 2014.
Downloads
Gepubliceerd
Citeerhulp
Nummer
Sectie
Licentie
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.