AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS GEOTÉCNICOS EM MISTURA DE SOLO E RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PARA UTILIZAÇÃO EM PAVIMENTAÇÃO
Abstract
Diante da necessidade de discutir sobre a pauta sustentabilidade, surgiu a importância de implementar diretrizes para mitigar os impactos ambientais decorrentes dos resíduos da construção civil, conhecidos como Resíduos de Construção e Demolição (RCD). A utilização sustentável de RCD tem implicações financeiras, pois reduz a exploração de novas jazidas, essenciais para a construção de vias urbanas, cuja extração é limitada pela legislação ambiental, e a construção e manutenção de vias urbanas resultam em um consumo substancial de matérias-primas, como solo, retiradas de jazidas naturais. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo geral analisar as características geotécnicas, bem como, o comportamento mecânico de um solo adicionado com RCD.Para a realização da pesquisa foi preciso: coletar o solo seguindo as normas vigentes; realizar ensaios de caracterização geotécnica usando solo natural e com RCD; realizar ensaios de avaliação mecânica dos corpos de prova. A coleta foi executada de acordo com a NBR 9604, ABNT (2020), norma que determina os requisitos para a abertura de poços e trincheiras. O ensaio de caracterização do solo puro foi determinado utilizando a NBR 7181, ABNT (2016), visando o estabelecimento da análise granulométrica do solo realizada por peneiramento. Limite de Liquidez foi obtido a partir da realização das normas contidas na NBR 6459, ABNT (2016), em que determina o teor de umidade no qual o solo passa do estado plástico para o estado líquido. No ensaio de compactação foi determinada a Umidade Ótima (Wot) e a massa específica aparente seca máxima (Yd máx), consoante a NBR 7182, ABNT (2016). Na verificação do Índice de Suporte Califórnia foi determinada a resistência do solo em comparação a uma brita padrão, assim como especifica a NBR 9895, ABNT (2016). O ensaio de compressão simples determinará a resistência à compressão não confinada mediante uma carga axial com controle de deformação, conforme a NBR 7222, ABNT (2010). De acordo com os ensaios de caracterização geotécnicos realizados, o solo em estudo foi classificado como arenoso, com umidade ótima de 14% e peso específico aparente seco máximo de 15,48 KN/m³. Ainda, observou-se que os resultados para expansão variam independentemente da quantidade de RCD adicionada, porém todas as misturas ficaram dentro do limite recomendado de 2% de expansão máxima normatizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Por conseguinte, nos ensaios de resistência mecânica, foi observado que a adição de RCD influenciou positivamente a resistência do solo e, a melhor combinação de solo e RCD foi aquela com 10% de RCD, que apresentou uma resistência satisfatória nos ensaios de expansão, Índice de Suporte Califórnia e compressão axial não confinada. O solo demonstrou aptidão para uso em camadas de base e sub-base de pavimentação rodoviária, devido às suas características de baixa expansão e resistência satisfatória. A resistência aumentou proporcionalmente à quantidade de RCD adicionada, sendo a proporção ótima identificada como 90% de solo puro e 10% de RCD. Essa composição apresentou desempenho notável nos ensaios de expansão, Índice de Suporte Califórnia (ISC) e compressão axial não confinada.
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