O EDUCADOR SOCIAL E SUAS RELAÇÕES NO TRABALHO COM O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v5n1p17-26Palabras clave:
Educador Social. Adolescentes. Ato Infracional.Resumen
A unidade que delimitamos como espaÁo deste trabalho, localiza-se no munÌcipio de Vilhena-RO, lugar este em que as aÁıes devem estar voltadas para a reintegraÁ„o dos adolescentes em conflito com a lei na sociedade, objetivando compreender como o papel do Educador Social pode contribuir na formaÁ„o profissional dos respons·veis pela execuÁ„o das Medidas Socioeducativas. Esse trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento que busca compreender os problemas que envolvem o cotidiano de Agentes Socioeducativos que atuam em Unidades de Atendimentos a Adolescentes Infratores. Tem-se como principal objetivo refletir sobre a import‚ncia da EducaÁ„o Social dentro de uma Unidade Socioeducativa, tornando os agentes possuidores de saberes que possam contribuir efetivamente em sua pr·xis pedagÛgica, possibilitando a criaÁ„o de uma espaÁo educativo capaz de transformar qualitativa e humanamente a vida dos adolescentes. Combatendo todos os tipos de violÍncia e projetando a mÈdio e longo prazo a reinserÁ„o positiva destes jovens na sociedade. Desta forma È que se percebe o qu„o fundamental È a figura de um Educador Social dentro destas unidades, possibilitando reflexıes e trocas de experiÍncias com o intuito de aprimorar cada vez mais o trabalho realizado pelo Sistema Socioeducativo e cumprir assim o que determina o Estatuto da CrianÁa e do Adolescente (ECA) e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).