EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHAR PARA AS CRIANÇAS DO CAMPO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p63-75Palavras-chave:
Creches, Educação Infantil no campo, Plano Municipal de EducaçãoPublicado
2021-04-28
Downloads
Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
A Educação Infantil é um direito de todas as crianças brasileiras e das suas famílias. Este artigo tem como objetivo analisar o discurso presente nos Planos Municipais de Educação (PME) do Território de Identidade do Sudoeste Baiano sobre acesso à Educação Infantil. A metodologia está alicerçada nas teorizações de Foucault. Foram abordados os seguintes os conceitos: saber, poder, vontade de verdade, prática discursiva, discurso e governamentalidade. Os resultados evidenciam crianças com até três anos, que moram em áreas rurais possuem menos chances de ingressarem na Educação Infantil do que as outras, perpetuando o ciclo da desigualdade social existente. Apesar da vontade de verdade de ampliar o acesso à Educação Infantil ter sido identificada nos PME, os dados evidenciam pouco avanço na oferta de vagas em creche e na educação infantil especificamente no campo. O número de matrículas em creche tem duplicado, mas a oferta ainda é muito pequena.Como Citar
Pereira, S. M. C., Soares, R. L. C., & Leite, M. I. P. de A. (2021). EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHAR PARA AS CRIANÇAS DO CAMPO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 63–75. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p63-75