v. 4 n. 3 (2016)

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p%p
  • SUMÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p%p
  • EDITORIAL

    Cristiano Ferronato, Éverton Gonçalves de Ávila
    7
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p7

Artigos

  • AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT.

    Vera Maria Santos
    9-18
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p9-18
  • Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.

    Milena Cristina Aragão
    19-30
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p19-30
  • DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural

    Francisco Antônio Nunes Neto
    31-42
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p31-42
  • IMBRICAÇÕES ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO

    Olivia Cristina Perez
    43-50
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p43-50
  • A LÍNGUA ESPANHOLA NA FORMAÇÃO COMERCIAL NO BRASIL (1905-1931)

    Anselmo Guimarães
    51-60
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p51-60
  • O BLOG EM SALA DE AULA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA COMPARTILHADA DE SABERES

    Leonardo Matos Feitoza, Maria Conceição da Silva Linhares
    61-68
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p61-68
  • A TV PÚBLICA E SEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO ESCOLA 2.0

    Siderly do Carmo Dahle Almeida
    69-80
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p69-80
  • O Serviço de Psicologia e os testes: preparando em laboratório as transformações no ensino de matemática dos anos iniciais

    Nara Vilma Lima Pinheiro, Wagner Rodrigues Valente
    81-90
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p81-90
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL

    Lindamar Alves Faermann, Vanessa Ferraz Rufato
    91-104
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p91-104
  • A premissa da avaliação na educação de crianças: uma questão pedagógica.

    Ivo José Both, Onilza Borges Martins, Onilza Borges Martins
    105-114
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p105-114
  • E O VERBO RESSIGNIFICOU HISTÓRIAS: intervenção com meninas em cumprimento de medidas sócio-educativas.

    Edlamar Jesus França
    115-128
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p115-128
  • REPRESENTAÇÕES DO ASSOCIATIVISMO VOLUNTÁRIO NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA

    Clotildes Farias de Sousa
    129-138
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p129-138
  • NO INTERIOR DA SALA DE AULA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Benedito Eugenio
    139-150
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p139-150
  • ATHOS, PATHOS E LOGOS E O DISCURSO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE DO BRASIL NAS ELEIÇÕES DE 2014

    Silvio Benitez
    151-158
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p151-158
  • Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH

    Dinamara Garcia Feldens, Rafael Santos Barboza, Barbara Távora Martins, Luana Garcia Fusaro, Mary Barreto Dória
    159-168
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p159-168