v. 6 n. 1 (2017)

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p%p
  • SUMÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p%p
  • APRESENTAÇÃO

    Edméa Santos
    9
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p9

Dossiê

  • CIBERESPAÇO, ETNOGRAFIA VIRTUAL E EDUCAÇÃO: A COMPREENSÃO DE OUTROS E NOVOS ESPAÇOS DE PESQUISA

    Maristela Abadia Guimarães, Kátia Morosov Alonso
    13-22
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p13-22
  • COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE O “ARMÁRIO”: AS CONVERSAS ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA HISTÓRICO-CULTURAL NA CIBERCULTURA

    Dilton Ribeiro do Couto Junior, Helenice Mirabelli Cassino Ferreira, Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald
    23-34
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p23-34
  • A FORMAÇÃO DO FORMADOR NA CIBERCULTURA E SUAS AS AMBIÊNCIAS POLÍTICO-FORMATIVAS

    Rosemary Santos
    35-46
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p35-46
  • O JORNAL DE PESQUISA E O DIÁRIO DE CAMPO COMO DISPOSITIVOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO

    Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso, Maria Helena Silveira Bonilla
    47-58
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p47-58
  • A FUNÇÃO DA NARRATIVA E DOS PERSONAGENS EM UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO: ANÁLISE DO JOGO SAGA DOS CONSELHOS

    Daniela Karine Ramos, Patrícia Nunes Martins, Bruna Santana Anastácio
    59-70
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p59-70
  • OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FORMA DE FICHAMENTO DE TEXTOS PARA O LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTE

    Patricia Lupion Torres, Claudete Maria Zaclikevic, Virgínia Bastos Carneiro
    71-80
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p71-80
  • PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE

    Terezinha Fernandes, Dulce Márcia Cruz, Lúcia Amante
    81-92
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92
  • A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE

    Patrícia Scherer Bassani, Emanuele Biolo Magnus, Berta Wilbert
    93-106
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p93-106
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE

    Silvar Ferreira Ribeiro, Sonia Maria da Conceicao Pinto, Alexandra Lilavati Pereira Okada
    107-124
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124
  • MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    Anabela Aparecida Silva Babosa, Fábio Santos Andrade, Rafael Nink de Carvalho
    125-136
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p125-136
  • PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: MULTIMODALIDADE E MULTIRREFERENCIALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS

    Maria Amália Vargas Façanha, Simone Lucena
    137-148
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p137-148
  • ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE

    Simone Leal Schwertl, Walter Antonio Bazzo, Andrea Brandão Lapa
    149-162
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p149-162
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CORPORAIS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NO FACEBOOK

    Ramon Missias-Moreira, Edvaldo Souza Couto
    163-176
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p163-176
  • IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.

    Rodrigo Emanoel Fernandes, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
    177-188
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p177-188
  • UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS POR DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIAS III

    Elisandra Duarte Pinheiro, Celso Bilynkievycz dos Santos, Caroline Lievore, Luiz Alberto Pilatti
    189-200
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p189-200
  • RECURSOS CRIATIVOS, MÍDIA LOCATIVA E ARTE URBANA: EXPERIENCIANDO O LUGAR DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

    Luiz Adolfo Andrade, Cecílio Ricardo de Carvalho Bastos
    201-212
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p201-212
  • POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON

    Cristiano de Jesus Ferronato, Maíra Ielena Cerqueira Nascimento
    213-224
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p213-224