v. 6 n. 2 (2018)

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p%p
  • SUMÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p%p
  • EDITORIAL

    Cristiano Ferronato, Ane Luise Silva Mecenas Santos
    7
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p7

Artigos

  • A UNIVERSIDADE E O TÍTULO DE DOUTOR “HONORIS CAUSA” NUM CONTEXTO DE CRISE

    Dermeval Saviani
    9–18
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p9–18
  • PERSPECTIVAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
    19–28
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p19–28
  • A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO ATUAL: CONSIDERAÇÕES PARA O DEBATE.

    Maria Gracileide Alberto Lopes
    29–44
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p29–44
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO: DIÁLOGO POSSÍVEL E NECESSÁRIO

    Leo Nunes Santana
    45–52
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p45–52
  • AS PRÁXIS DA SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM DESAFIO A SER ALCANÇADO NA ACADEMIA.

    Isabel Cristina Barreto Andrade, Izaclaudia Santana Souza
    53–60
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p53–60
  • RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE VARGEÃO (SC)

    Sonia Marta Alberici, Daiane Lando Peruzzo, Angelica ---- Siqueira
    61–70
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p61–70
  • OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS DO PROFESSOR E AS RELAÇÕES COM AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES.

    ANA BEATRIZ GARCIA COSTA RODRIGUES
    71–78
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p71–78
  • O “CORPO” COMO TEMA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DA USP (2004-2012)

    Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva, Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova, Monara Santos Silva, José Theodoro Filho
    79–96
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p79–96
  • A INSTRUCÇÃO É A MAIS SOLIDA BASE D’UMA SOCIEDADE BEM ORGANIZADA: o abono da civilização. Província da Parahyba do Norte. 1849-1889

    Lays Macena Batista, Mauricéia Ananias
    97–106
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p97–106
  • ENSINO DE ARTE E FORMAÇÃO DOCENTE: metodologias e grade curricular de cursos de Pedagogia no Paraná

    Diego Geovan dos Reis, Poliana Fabíula Cardozo, Viviane Cristina Princival
    107–118
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p107–118
  • A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

    Renata Braz Gonçalves, Aurora Cuevas-Cerveró
    119–128
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p119–128
  • A CASE STUDY ABOUT A STUDENT’S RELUCTANCE TO SPEAK IN THE TARGET LANGUAGE IN CLASSROOM SETTING

    Sérgio Manuel Coelho Fernando, Adriana de Koning Lee
    129–137
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p129–137