v. 6 n. 3 (2018)

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p%p
  • SUMÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p%p

Homenagem

  • O DIÁLOGO E A ARTE DO DEBATE

    Ronaldo Nunes Linhares
    9
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p9
  • EDITORIAL

    Edméa Santos
    11
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p11

Dossiê

  • APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO

    Bento Silva, Elaine Jesus Alves
    17-28
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28
  • AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS

    Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Edméa Oliveira dos Santos
    29-40
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40
  • A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS

    Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Sílvia Brás
    41-52
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52
  • JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR

    Verusa Pinho de Sá
    53-62
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p53-62
  • A PRODUÇÃO DE SABERES NUMA ERA DE TÉCNICA E CIBERCULTURA: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE

    Ezir George Silva
    63-72
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p63-72
  • DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS E AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE JOVENS

    Caio Mário Alcântara, Luiz Rafael Andrade, Marília Gabriele Melo, Ronaldo Linhares
    73-84
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p73-84
  • APRENDIZAGEM UBÍQUA: O ESPAÇO ONLINE COMO LOCUS DE REALIZAÇÃO EDUCACIONAL

    Bruno Galasso
    85-96
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p85-96
  • DISPOSITIVOS MÓVEIS DIGITAIS E DESAFIOS DA PESQUISA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA E LEITURA ON-LINES

    Robério Pereira Barreto
    97-106
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p97-106
  • TECNOLOGIA MÓVEL E PRATICANTES DE LÍNGUA INGLESA

    Rosane Meire Vieira de Jesus, Luciana de Jesus Lessa Censi
    107-118
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p107-118
  • O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

    Gilmar Bezerra de Lima, Pedro de Lima Araújo, Evandro Bezerra, Marilene Rosa dos Santos
    119-134
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p119-134
  • A CULTURA DIGITAL NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS: APROPRIAÇÃO, REFLEXOS E DESCOMPASOS NA EDUCAÇÃO FORMAL

    Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Cleide Jane de Sá Araújo Costa
    135-146
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p135-146
  • NARRATIVAS CONECTIVAS NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: A QUEDA DE UMA PAÇOCA COMO MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES NO COTIDIANO EDUCACIONAL

    Leonardo Zenha Cordeiro
    147-158
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p147-158

Artigos

  • PRINCÍPIOS E FINALIDADES DA ESCOLA PRIMÁRIA E COMUM: A PERSPECTIVA DE ALMEIDA JÚNIOR (1940-1950)

    Taís Renata Maziero Giraldelli, Maria Cristina Gomes Machado, Cristiane Silva Mélo
    161-170
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p161-170
  • NOTAS SOBRE O ITINERÁRIO DO PROFESSOR CESARINO JÚNIOR (1906-1992): INVESTIMENTO FAMILIAR NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL E QUESTÃO RACIAL

    Daniela do Carmo Kabengele
    171-182
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p171-182
  • EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)

    MARLUCY MARY GAMA BISPO
    183-192
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p183-192
  • A SUPREMACIA SERÁ SEMPRE DOS MAIS INTELIGENTES”: A FORMAÇÃO JURÍDICA PAULISTA NO SÉCULO XIX

    Gustavo Santos, Ilka Miglio Mesquita
    193-204
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p193-204

Resenha

  • FACEBOOK E EDUCAÇÃO: PUBLICAR, CURTIR, COMPARTILHAR.

    Marlton Fontes Mota, Thiago Passos Tavares, Kaio Eduardo de Jesus Oliveira
    205-214
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p205-214