v. 7 n. 2 (2019)

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p%p
  • SUMÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p%p
  • EDITORIAL

    Ane Mecenas
    9
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p9

Dossiê

  • “A BELEZA QUE FALA O POETA” : APRESENTAÇÃO DE BERNARDO GUIMARÃES NO ROMANCE ROSAURA, A ENJEITADA

    Mariângela Dias Santos Lobo, Luzinete Rosa dos Santos, Luziane dos Santos
    11–22
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p11–22
  • “UM CONTO MORAL QUE SIRVA DE ESPELHO DA VIDA”: BALTHAZAR GOES, UM INTELECTUAL PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA

    Magno Francisco de Jesus Santos
    23–34
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p23–34
  • O DISCURSO DE OLAVO DE BILAC NA REVISTA “A ESCOLA” E O PAPEL DO PROFESSOR

    Nilvan Laurindo Sousa, Lucia Mara de Lima Padilha, Vera Lucia Martiniak
    35–46
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p35–46
  • UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O SERTÃO: PRINCÍPIOS DA ESCOLA NOVA NO CEARÁ

    Amanda Teixeira da Silva
    47–54
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p47–54
  • REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA NOVA: UM ESTUDO DAS TESES DE RAUL GOMES NAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (1927 E 1929)

    Vanessa Goes Goes Denardi, Gladys Mary Ghizoni Teive
    55–66
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p55–66
  • OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)

    Luiz Mário Dantas Burity
    67–74
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p67–74
  • “BRADO FORTE, MÁGICO E SAUDOSO, QUE VIBRA EM NOSSO CORAÇÃO GENTIL”: A SEMANA DA PÁTRIA E A EDUCAÇÃO EM IMPRESSOS PARAIBANOS (1937-1945)

    Vânia Cristina da Silva
    75–84
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p75–84
  • APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS.

    Solyane Silveira Lima, Simone Silveira Amorim, Vera Maria Santos
    85–96
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p85–96
  • A PEDAGOGIA DA IMPRENSA: O INSTITUTO PEDAGÓGICO E O PERIODISMO ESCOLAR EM CAMPINA GRANDE – PB (1931-1958)

    Alexandro dos Santos, Hadassa Araújo Costa, Iranilson Buriti de Oliveira, Laís Vasconcelos Santos
    121–132
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p121–132

Artigos