v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO

  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p%p
  • SUMÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p%p
  • EDITORIAL

    Maria Cecília de Souza Minayo, Renan Antônio da Silva
    7
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p7
  • EDITORIAL

    Carloney Alves de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p%p
  • EDITORIAL

    Carloney Alves de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p%p

Dossiê

  • ENSAIO EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E AVALIADOS

    Renan Antônio da Silva, Pedro Demo
    9-14
  • A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS

    Tatiana Platzer Platzer do Amaral, Celia Regina da Silva, Ana Paula Torres Peres, Douglas Gustavo Prado
    15-28
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

    Angela Maria Silveira Portelinha, Egeslaine de Nez, Luciane Spanhol Bordignon
    29-42
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42
  • AS LEGISLAÇÕES E O PÚBLICO INFANTOJUVENIL: HÁ CONEXÃO COM A CONTEMPORANEIDADE?

    Ana Maura Martins Castelli Bulzoni, Aparecido Renan Vicente, Andreza Marques de Castro Leão
    43-58
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p43-58
  • RETÓRICA E REALIDADE: OPINIÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA PROGRESSÃO CONTINUADA

    Valdir Aparecido da Silva, Luci Mendes de Melo Bonini, Antônio Sergio de Azevedo Damy, Alessandro Moreira Leite
    59-74
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p59-74
  • AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM AÇÃO

    Tatiana Platzer do Amaral, Fernando Rodrigues Rubinelli
    75-92
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p75-92
  • A INCLUSÃO NO BRASIL: A DEFICIENCIA INTELECTUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI

    Renan Antônio da Silva, Artur Carmello Neto, Luci Regina Muzzeti
    93-106
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p93-106
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Flávia Pierrotti de Castro, Marcos César Rodrigues de Miranda, Rosebelly Nunes Marques
    107-118
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p107-118
  • A DIMENSÃO COMPLEXA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O TRABALHO DOCENTE: O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

    Paulo Alves da Silva, Eda Maria de Oliveira Henriques
    119-142
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p119-142
  • A EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL

    Ana Maria Eyng, Gláucio Luiz Mota, Eduardo Felipe Hennerich Pacheco
    143-160
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p143-160
  • CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY

    Marta Hiromi Mendes, Celi Langhi, Helena Gemignani Peterossi, Leandro Rubim
    161-170
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170