v. 11 n. 1 (2021): Número Temático - Pedagogias Transgressoras Vol. 1

					Visualizar v. 11 n. 1 (2021): Número Temático - Pedagogias Transgressoras Vol. 1

Esta edição da Revista Interfaces Científicas – Educação aborda um tema desafiador: gênero e sexualidade no ambiente educacional. Seja no ensino básico ou nas turmas da pós-graduação, as violências e preconceitos são estampados nas relações que precisam, muitas vezes, de mediação, acolhimento e posicionamento de docentes e do corpo técnico das unidades de ensino.

Comissão de Publicação do Número Temático Pedagogias Transgressoras Vol. 1

Drª Denise Bastos (Secretaria de Educação do Estado da Bahia)

Me. Eder Luis Santana (UFBA/PósCultura – IHAC)

Drª Izaura Cruz (UFBA/Faculdade de Educação)

Me. Ramon Fontes (UFBA/PósCultura – IHAC)

Publicado: 2021-08-09
  • EDITORIAL

    Denise Bastos, Eder Luis Santana, Izaura Cruz, Ramon Fontes
  • EDITORIAL

    Josineide Siqueira de Santana, Marcia Terezinha J. Oliveira Cruz, Cristiano Ferronato, José Eduardo Franco
  • O INVÓLUCRO DA NINFA

    Aline Ferraz Santos Gusmão, Djalma Thürler
    9-24
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p9-24
  • DISCUTIR SEXUALIDADE/GÊNERO PARA PREVENÇÃO AO HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE JOVENS/ADOLESCENTES NUMA ESCOLA PÚBLICA DE MATA DE SÃO JOÃO

    Elder Luan dos Santos Silva, Francinei Anunciação do Nascimento
    25-39
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p25-39
  • “O CARA É PEGADOR!”: RODAS DE CONVERSA SOBRE MASCULINIDADES TÓXICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA BAIANA

    Francis Fonseca Oliveira, Ramon Victor Belmonte Fontes
    40-53
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p40-53
  • DISCUTINDO GÊNERO E DIVERSIDADE NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

    Ana Carolina Ribeiro e Silva, Andréa Lira Silva, Karla Cristhina Soares Sousa
    54-66
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p54-66
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORAS

    Marta Alencar dos Santos, Carla Cristina dos Santos de Jesus, Amanaiara Conceição de Santana Miranda
    67-81
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p67-81
  • VIADO!: XINGAMENTO E CONFLITOS ENTRE MENINOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Milena Costa Pinto, Duda Woyda
    82-94
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p82-94
  • O TEATRO DO OPRIMIDO COMO TRANSGRESSÃO: A CONSTRUÇÃO DE NOVAS MASCULINIDADES NO COLETIVO FLOW HOMENS

    Rosane Bezerra do Nascimento, Jonatha Vasconcelos Santos
    95-108
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p95-108
  • “ELE NÃO VAI JOGAR PORQUE É VIADO!” PROBLEMATIZANDO RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Milla Novais, Eder Luis Santana
    109-123
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p109-123
  • PEGA A VISÃO! NEM TUDO É BRINCADEIRA: PERCEPÇÃO DO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR BASEADO NO RACISMO E LGBTFOBIA

    Denívia dos Santos Gonçalves, Pollyanna Rezende-Campos, Maria da Conceição Carvalho Dantas
    124-139
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p124-139
  • EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR

    Karla Thaís Lacerda de Jesus, Lívia Barbosa Pacheco Souza, Silvana Santos Bispo
    140-152
    DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152